Escolas particulares de Venâncio registram aumento de 2,23% nas matrículas este ano

Olá Jornal
dezembro04/ 2021

Apesar da pandemia e seus reflexos na economia, com elevação de preços, oscilações de consumo e inflação acentuada, as matrículas em escolas particulares de Venâncio Aires tiveram aumento em 2021. O crescimento de 2,23% é considerado importante, já que o cenário não é positivo para o setor educacional em períodos de crise. Porém, o aumento de matrículas, em especial na educação infantil e ensino fundamental, está ligado em 2021, diretamente aos decretos de distanciamento e retomada das atividades. Nas escolas particulares os alunos tiveram aulas presenciais antes da rede pública.

Em Venâncio Aires no total 1.875 alunos estão matriculados em 2021 nas escolas da rede privada. Na Educação Infantil são 726 alunos com matrículas ativas. No Ensino Fundamental são 932 estudantes. No Ensino Médio são 172 alunos matriculados. E na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram mantidas em 45. Os dados fazem parte do levantamento do Censo Escolar, acompanhado pelo Ministério da Educação.

Segundo o secretário municipal de Educação, Emerson Eloi Henrique (PDT), o crescimento na rede privada está ligado ao período de retomada das aulas durante a pandemia. “As aulas nas escolas particulares retomaram os atendimento presenciais antes, isso deve ter resultado em procura maior por novas matrículas,” argumenta.

CENSO
Os resultados são preliminares e referem-se à matrícula inicial nas instituições de ensino. Os dados incluem as escolas estaduais e municipais. Os gestores das escolas têm até o dia 22 de outubro para retificar as informações, o que pode causar alterações nos números. O resultado final será conhecido no dia 31 de janeiro de 2022. Após a divulgação do resultado final referente às matrículas iniciais, será dado início à segunda etapa do Censo Escolar.

O sistema Educacenso, no qual o levantamento ocorre, ficará disponível até 17 de março para as escolas declararem os dados referentes à situação do aluno.

O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Ele é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional.

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

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