Escolas municipais de Ensino Fundamental completo são as primeiras a instalar as Cipaves

Guilherme Siebeneichler
junho18/ 2018

As nove escolas municipais de Ensino Fundamental Completo devem ser os primeiros educandários a implantar a Cipave, Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência nas Escolas. A informação foi divulgada nesta tarde, durante um encontro no gabinete do prefeito Giovane Wickert, com a participação da secretária Municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, a vereadora Helena da Rosa, a presidente da Uesva – União dos Estudantes de Venâncio Thaisa Stefani Berté Martins e professores da secretaria. A iniciativa atende a recente lei nº 6.151, de 12 de junho de 2018, que institui as comissões na rede municipal de ensino. O projeto do Poder Executivo, foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores, do dia 11 de junho, a partir de uma indicação da vereadora do PMDB.

Conforme a secretária Joice, a criação oficial das comissões fortalece e faz avançar um trabalho de construção da paz que já é realizado nas escolas, permitindo também, que seja feito um mapeamento das principais dificuldades relacionadas a violência e acidentes de cada comunidade escolar, possibilitando ações ainda mais concretas e efetivas como combate-las. Segunda ela, a secretaria já tem uma comissão que vai acompanhar de perto e oferecer suporte às Cipaves. O grupo é formado pelos professores André Henckes, Gaziela Pacheco, Greici Eugenio e Silvana Gerhard, que acompanharam o encontro no gabinete, destacando as primeiras ações já definidas para a proposta.

A vereadora Helena agradeceu ao prefeito pelo encaminhamento do projeto, destacando que conhece o trabalho e os bons resultados da Cipave, uma vez que a comissão já existe na escola estadual Brígida do Nascimento, onde ela trabalha. “Fico muito feliz e não canso de dizer o quanto acredito neste projeto, assim como não cansei de apresentar todos os anos, desde o meu primeiro mandato como vereadora esta ideia ao Executivo”.

ENCONTRO

Já marcando as primeiras ações da Cipaves, está agendado para a tarde do dia 26 de junho, Dia Estadual, e agora, também a partir da lei, Dia Municipal da Cipave, o I Encontro Municipal da Cipave da Rede Pública de Ensino de Venâncio Aires. A programação organizada pela secretaria de Educação, vai acontecer na Câmara de Vereadores, a partir das 13h30min, com a participação de escolas das redes municipal e estadual que já tem as comissões internas. Participam desta programação, as professoras Susana Más, da Unisc e Marlei Tuchtenhagen, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação.

CRÉDITO: AI Helena da Rosa/PMDB

Guilherme Siebeneichler