Escolas de Venâncio recebem biodigestores para transformar resíduos orgânicos em gás e fertilizantes

Olá Jornal
março31/ 2021

Nesta terça-feira, 30, foi realizada a instalação do primeiro biodigestor do Programa “Biodigestores nas Escolas”, realizado pela Administração de Venâncio Aires, com o objetivo de transformar resíduos orgânicos em gás e biofertilizantes. A primeira escola a ter o equipamento implantado foi a EMEI Aloysius Algayer, do bairro Coronel Brito. A partir de agora, todos os resíduos orgânicos que forem produzidos na escola não vão mais para o lixo, mas viram combustível na cozinha e adubo para ser utilizado na horta, no pomar da escola e doado para as famílias utilizarem em casa. O projeto de educação ambiental é pioneiro no Rio Grande do Sul e será implantado em 23 escolas da Capital do Chimarrão.

Além das questões práticas relacionadas à gestão de resíduos, ao aproveitamento de um combustível mais sustentável e do uso de biofertilizantes orgânicos, o programa “Biodigestores nas Escolas” é uma iniciativa que visa promover educação ambiental, que é extremamente importante para formar cidadãos críticos, ativos e sensibilizados quanto às causas ambientais. “O programa é uma ferramenta de educação que possibilita atividades em diversas áreas, como biologia, química, matemática, português, nutrição, entre outros. Além disso, possibilita que professores e crianças tenham acesso a uma tecnologia inovadora e diferenciada que possibilita melhorias ambientais”, salienta a coordenadora técnica do projeto, Carin Gomes.

Devido às restrições decorrentes da pandemia, por enquanto as instalações serão realizadas sem o envolvimento direto dos alunos. Neste primeiro momento, professores e alunos receberão capacitações virtuais relacionadas ao uso dos biodigestores, biogás e biofertilizante. As Secretarias de Meio Ambiente e Educação, que são responsáveis pelo planejamento e execução do programa, pretendem realizar as instalações ao longo dos meses de abril, maio e junho. Os biodigestores contam com investimentos de R$ 280 mil do Ministério do Meio Ambiente.

SAIBA O QUE SÃO BIODIGESTORES
Biodigestores são equipamentos que possibilitam transformar resíduos orgânicos em gás e fertilizante através de processos de degradação da matéria orgânica, decorrentes da ação de bactérias anaeróbias. São equipamentos utilizados há muitos anos em áreas rurais e para destinação de grandes quantidades de resíduos. Recentemente, a tecnologia começou a ser adaptada e introduzida também no meio urbano.

Os biodigestores deste programa foram adquiridos por licitação e são da marca Homebiogás. A empresa é internacionalmente conhecida e já instalou biodiestores em diversos locais no Brasil e no mundo, atendendo residências, bares, restaurantes, pousadas, escolas, entre outros. A empresa possui dois modelos de biodigestores, o 2.0 (que já foi instalado em algumas escolas do Rio Grande do Sul) e o 7.0, que ainda é uma novidade. Desta forma, a EMEI Algayer se tornou a primeira escola do Rio Grande do Sul a ter acesso a essa tecnologia.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal