Escola Família Agrícola apresenta relatório de atividades no Legislativo Municipal

Olá Jornal
abril20/ 2022

A direção da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 18. O diretor da unidade, professor Adair Pozzobon, detalhou os números do educandário, que tem como foco a formação profissional para manter as atividades no campo.

Atualmente, a unidade conta com 148 alunos, sendo 104 no Ensino Médio e outros 44 estagiários. De Venâncio Aires são 16 estudantes, sendo 12 no Ensino Médio e 04 estagiários. “Trabalhamos com a pedagogia da alternância, que busca oferecer educação adequada para os jovens do campo, pensando no ambiente escolar e também no ambiente familiar. Por isso, os alunos têm períodos na escola e atividades com permanência na propriedade familiar,” explica Pozzobon.

Alunos da escola e seus familiares acompanharam a sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira

Desde 2008 Venâncio Aires conta com convênio público para direcionar estudantes à unidade escolar. A Efasc, com sede em Linha Santa Cruz, atende 12 municípios do Vale do Rio Pardo. Até o momento já formou 322 alunos, destes, 27 são da Capital do Chimarrão.

A escola comunitária é mantida e gerida pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa). Para ingressar na escola é preciso ter concluído o Ensino Fundamental; residir no meio rural; ser filho de produtor. O período de inscrições de jovens interessados ocorre nos meses de outubro e novembro de cada ano, quando também é realizado o processo seletivo que consiste em entrevista e prova escrita.

Além de Pozzobon, participou da tribuna livre o presidente da Agefa, o agricultor familiar Márcio Manske. Na plateia, alunos e egressos da escola acompanharam a participação durante a reunião do Legislativo Municipal. Alguns vereadores manifestaram intenção de conhecer a estrutura atual da escola em Santa Cruz.

Olá Jornal