Escola de Venâncio Aires recebe computadores do projeto Arise

Olá Jornal
maio06/ 2022

O combate ao trabalho infantil no campo se inicia no investimento em educação de qualidade e acessível. A escola, mais do que um espaço de aprendizagem, assume o papel de proteção a crianças e adolescentes, evitando que enfrentem o trabalho prematuro no campo. “O nosso grande desafio é oferecer atividades variadas e que motivem o aluno a permanecer na escola mesmo fora do horário de aula”, defende o professor Marson Augusto Streck, vice-diretor da EMEF Três de Maio, em Agudo – RS.

A Japan Tobacco International (JTI), por meio de seu programa global Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), investe na educação de crianças e jovens em comunidades rurais. Criado há 11 anos, o ARISE tem investido permanentemente nos locais onde atua: Brasil, Malawi, Tanzânia e Zâmbia. Nos primeiros meses deste ano, promoveu doações para ampliar a infraestrutura de seis escolas no Rio Grande do Sul.

Com a doação destinada às escolas municipais, localizadas no meio rural, foram instalados dois painéis solares, dois laboratórios de informática e duas estufas de cultivo nos municípios de Venâncio Aires, Passa Sete, Agudo, Vale do Sol, Boqueirão do Leão e Segredo. De acordo com Marinês Kittel, supervisora de projetos sociais da JTI, as prefeituras serão parceiras, por meio do compromisso de manterem a infraestrutura e ampliarem o acesso a outras crianças e jovens. “O principal objetivo do incentivo às escolas é disponibilizar aos estudantes educação no contraturno, ou seja, no horário em que eles não têm aulas. Assim, permanecem mais tempo na escola e se mantêm distantes do trabalho no campo”, explica

A diretora da EMEF Coronel Tomaz Pereira, em Venâncio Aires – RS, Maria Rosane da Cruz, ressalta a importância das doações recebidas na ampliação do acesso de crianças e adolescentes à educação. “Nossa escola possui em torno de 160 alunos, a grande maioria filhos de agregados das propriedades rurais da região e de safristas das empresas do setor fumageiro. Os estudantes encontram aqui um lugar de acolhida, troca de experiências, brincadeiras, amizades e aprendizado para a vida”, afirma.

“As propostas e atividades oferecidas e desenvolvidas dentro do ARISE no contraturno podem contribuir de forma significativa na formação integral do aluno, pois são do seu interesse”, afirma o professor Marson.

O investimento que começa nas escolas se estende às famílias rurais. “Nas estufas que estão sendo construídas no projeto ‘Agricultura Sustentável, Alimentação Saudável’, por exemplo, os alunos aprenderão a cultivar alimentos, possibilitando, desta forma, o acesso a novos conhecimentos a serem aplicados nas propriedades rurais de suas famílias”, destaca Marinês. “Ainda, esse tipo de atividade aproxima as famílias das escolas, o que gera um sentimento de pertencimento da família à comunidade. Os ganhos com investimentos bem planejados em educação são muito valiosos para a construção de uma nova realidade”.

“O programa ARISE vem viabilizando um melhor atendimento às necessidades dos alunos em relação ao acesso à tecnologia, por meio da implementação de um laboratório de informática com 12 computadores com internet, aproximando a realidade em que vivemos de um mundo de conhecimento e possibilidades. Também por meio do ARISE, teremos oficinas em turno oposto como forma de trazer cada vez mais os alunos e comunidade escolar para um ambiente voltado à educação e à qualificação dos nossos estudantes”, afirma a diretora Maria Rosane.

Investimentos e benefícios

O ARISE atua em dez munícipios gaúchos e já beneficiou mais de 4 mil crianças e adolescentes em diferentes iniciativas que englobam desde oficinas e cursos no turno inverso nas escolas parceiras, passando por apoio às redes de proteção da criança e adolescente, implementação e monitoramento dos planos municipais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), capacitação de mães, organização de agroindústria para agricultoras lideranças femininas e programa de Aprendizagem Rural, dentre outras ações.

Lista de escolas beneficiadas pelas doações:

Nome da EscolaCidadeQuantidade de alunosInvestimento
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL TOMAZ PEREIRAVenâncio Aires160 alunosLaboratório de informática
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN LISBOA TRINDADEPassa Sete198 alunosPainel Fotovoltáico
EMEF Três de MaioAgudo179 alunosEstufa
EMEF São João BatistaVale do Sol166 alunosEstufa
EMEF MARINO DA SILVA GRAVINABoqueiro do Leão138 alunosLaboratório de informática
EMEF GERMINIO RUBERTSegredo161 alunosPainel Fotovoltáico

CRÉDITO: AI Arise/JTI

Olá Jornal