Escola de Taquari Mirim sedia curso de aprendizagem rural

Janine Niedermeyer
agosto02/ 2016

Assinado durante a manhã desta terça-feira, 2, e confirmado para iniciar no próximo dia 15 de agosto, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural terá duração de 11 meses e as aulas vão acontecer na Escola Coronel Thomaz Pereira, em Linha Taquari Mirim.

A turma será formada por adolescentes da própria Emef Thomaz Pereira, assim como da Adelina Konzen e Mariante. Esta parceria envolve o Instituto Crescer Legal e o município de Venâncio Aires. O ato de assinatura reuniu o prefeito Airton Artus, o diretor-presidente do Instituto, Iro Schünke, o presidente da Câmara de Vereadores, José Ademar Melchior, secretários municipais e diretores e professores das escolas envolvidas.

Conforme Schünke, que também preside o Sinditabaco, o programa é voltado às famílias no sentido de evitar o trabalho infantil. “Este foi o grande benefício do curso, fazer com que as crianças se mantenham na escola e tenham um futuro ainda mais promissor”, destacou Iro.

Artus diz que o programa tem um significado importante para o Município e oferece um suporte na educação. “É com muita satisfação que assinamos este convênio”, ressalta. A primeira turma de Venâncio Aires realiza o curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”.

A Prefeitura cedeu o espaço para a realização, bem como a alimentação e transporte dos jovens. Já o Instituto estará a cargo da implantação e coordenação do curso. O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal chega ao seu quarto projeto-piloto, pois já está em atividade em Candelária, Vera Cruz, Vale do Sol, Venâncio Aires e em breve em Santa Cruz do Sul.

A primeira turma em Venâncio será formada por 20 alunos, estudantes a partir do quinto ano do Ensino Fundamental. Os adolescentes, oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, receberão ainda contratos como jovens aprendizes, com salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos de acordo com a Lei de Aprendizagem. (AI PMVA)

Foto – Rui Borgmann/ AI PMVA

Janine Niedermeyer