Equipe Gefisul parte neste domingo rumo à primeira Eco-marathon da Shell

Janine Niedermeyer
novembro05/ 2016

O kartódromo Granja Viana em Cotia, São Paulo, vai sediar três dias de uma maratona ‘limpa’. Organizada pela Shell, a Eco-Marathon Brasil vai de 8 a 10 de novembro e entre as equipes que vão circular pela pista, o Gefisul do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires integra o evento com seu protótipo elétrico.

Com uma cobertura in loco, o Olá Jornal foi convidado a estar presente e vai trazer detalhes da programação direto da região metropolitana de São Paulo, através do repórter Maicon Nieland. Quem sabe contar bem a evolução dos veículos do IFSul ao longo dos últimos anos é o estudante Andrei Samuel Farsen do curso técnico de Refrigeração
e Climatização.

Ele se envolve diretamente nos processos de construção dos chassis, carenagem, fabricação de peças, montagens e a manutenção geral. “Meu trabalho concentra-se na parte prática e de planejamento do projeto”. Com 19 anos, Andrei participa pela última vez, mas está envolvido desde o primeiro carro confeccionado e lá já se vão seis protótipos.

“Quando estava no 1º ano do ensino médio, o professor Luciano Porto de Lima, começou a organizar uma equipe de estudantes, convidou eu e mais alguns integrantes, apresentou a proposta e construímos um primeiro protótipo para competir na época, a Maratona de Eficiência Energética em Curitiba/PR”.

NOVIDADES
Já quem embarca nessa experiência pela primeira vez é o aluno do 1º ano do curso técnico em Informática, Samuel Teixeira, de 15 anos de idade. Além da função específica de ser co-piloto, o jovem conta que colabora de modo mais direto na tradução de regulamentos e documentos “Eles vêm em inglês, então, nós alunos que fizemos parte do projeto sabemos falar inglês, fica a nosso encargo”.

Ele conta que teve a oportunidade de ingressar no projeto quando o professor e coordenador do curso de eletromecânica, Jordan Trapp passou nas salas à procura de quem tivesse como características ser pequeno, magro e
soubesse falar inglês.

Andrei e Samuel embarcam para Cotia, ao lado dos colegas Junior Henrique da Silva (Aluno 4º ano Refrigeração); Eduarda Hackenhaar e Eduardo Mendes da Silva (ambos do 1º ano de Informática) e Carolina Santos Lima (Aluna 4º ano Informática), assim como os professores Jordan Trapp e Juliano Poleze.

A matéria completa está disponível na edição impressa ou online deste sábado, 5. 

Janine Niedermeyer