Entrega da Chama Crioula ao prefeito marca festejos Farroupilha

Janine Niedermeyer
agosto19/ 2016

Evento realizado no Galpão Morada Velha, no Parque do Chimarrão, marcou mais uma etapa dos festejos da Semana Farroupilha, que ocorre de 13 a 20 de setembro em Venâncio Aires. Entidades tradicionalistas uniram as chamas que foram entregues simbolicamente ao prefeito Airton Artus na noite desta quinta-feira, 18.

Na noite também foi realizado o lançamento oficial da Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que ocorre em Venâncio nos dias 24 e 25 de setembro. Representantes de sete entidades tradicionalistas que participaram do acendimento, em Triunfo, estiveram na solenidade de acendimento do candeeiro municipal.

Os cavalarianos, filiados à Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), representaram o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, Piquetes Cavaleiros da Estrada e Parceria Campeira.

Durante os pronunciamentos, Ademar Biguelini, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate e integrante da Comissão de Cavalgadas, destacou o grande momento que vive o tradicionalismo local e também o gosto das crianças e adolescentes que têm a missão de levar adiante e conservar a história.

Dalmo Inácio Mayer, coordenador da 24ª Região Tradicionalista (RT), também falou da perpetuação da cultura tradicionalista e de Venâncio Aires ter porte adequado para sediar eventos importantes. “A Administração Municipal de Venâncio, através do prefeito Airton, nunca mediu esforços para trazer eventos dessa grandeza à nossa cidade. Venâncio é o berço do tradicionalismo”, disse Dalmo.

Para o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a entidade vê com muita alegria e satisfação esta preocupação com a cultura tradicionalista, desde a criança até o peão mais experiente. “Faço um elogio por dois motivos: essa demonstração de união desde as cavalgadas que cortam o Rio Grande do Sul e pela harmonia de todos os tradicionalistas, com muita paz e união”, enaltece Nairo Callegaro.

O prefeito Airton Artus se lembrou dos eventos envolvendo o tradicionalismo que ocorreram na Capital do Chimarrão em nível estadual (2010, 2012 e 2015) e espera que os próximos governantes sigam apoiando esta tradição. “É com alegria e orgulho que podemos presenciar e compartilhar esta cultura tradicionalista. No Espírito Gaúcho e Farroupilha, o nosso município é o mais destacado do Estado. Preservar essa cultura é a nossa missão”, ressaltou.

Durante a solenidade de entrega da centelha ao prefeito, houve também apresentações artísticas e no final foi servida uma galinhada. A abertura oficial da Semana Farroupilha de Venâncio ocorre no dia 13 de setembro, mas a programação reúne eventos desde o dia 3. O desfecho da programação fica por conta do tradicional desfile na rua Osvaldo Aranha, no dia 20. (AI PMVA)

Foto – Rui Borgmann/ AI PMVA

Janine Niedermeyer