Entidades reunidas para reativar Conselho de Política Cultural

Janine Niedermeyer
junho03/ 2016

Os diferentes movimentos culturais mostraram que estão interessados em se organizar em prol do crescimento da área em Venâncio Aires. Em encontro para reativação do Conselho Municipal de Política Cultural, chamado para o início da noite desta sexta-feira, 3, pessoas de variados segmentos culturais participaram na sala de reuniões da Prefeitura.

Aproximadamente 50 pessoas integraram o debate, com o propósito de voltar a movimentar o Conselho, tendo como principal objetivo, definir a data de eleição dos novos membros. Sendo assim, a escolha deve ocorrer em julho, pois acontecerá 30 dias após publicação de edital. Existe também a possibilidade de se compor uma comissão mista eleitoral (Sociedade e Poder Público), para acompanhar as etapas.

Presente na reunião, o presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura, Neidmar Charão Alves ressaltou a importância deste órgão. “Não somente como manifestação artistíca, mas como ações de uma comunidade e seus costumes”, afirmou o profissional, que ainda elogiou a presença das entidades, demonstrando a riqueza cultural de Venâncio Aires.

Ao lado do Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, o prefeito Airton Artus enfatizou que dará apoio a causa, sendo a Capital do Chimarrão abundante culturalmente e segmentada por diversos setores. “Na cultura existe uma vantagem: as pessoas que a compõem são sensíveis e, assim, superam as dificuldades. Acredito que teremos um dos conselhos mais fortes perante o estado.”

Segmentos que participaram: Música, Audiovisual, Tradicionalismo, Cultura Popular, Grupos Religiosos, Matriz Africana, Artes, Legislativo, Clubes de Serviço, Danças, Museu, Corais, Secretarias de Educação, e da Cultura, Esportes e Turismo.

Foto: Giovana Bencke/ PMVA

Janine Niedermeyer