Entidades preparam evento com foco nas cooperativas de produção

Guilherme Siebeneichler
junho01/ 2017

Cooperativas e entidades ligadas ao setor agrícola se reuniram na manhã da última terça-feira, 30 de maio, para organizar o Seminário Regional do Cooperativismo na Agricultura Familiar, que acontece no dia 30 de junho, na Cooperativa de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta), em Santa Cruz do Sul. O objetivo do evento é divulgar os trabalhos realizados pelas cooperativas de produção da região, além de fortalecer o setor e mostrar a essência cooperativista. “Queremos mostrar as potencialidades regionais. É um passo muito importante para o cooperativismo”, destacou um dos representantes das instituições organizadoras do seminário, Jeferson Klunk, assistente Administrativo -Técnico Agrícola da Sicredi Vale do Rio Pardo.

O evento, que será realizado em dois turnos, um momento para os associados e outro para a comunidade interessada, vai contar com a participação e apresentação das cooperativas de produção da agricultura familiar da região. Além disso, as cooperativas escolares incentivadas pela Sicredi Vale do Rio Pardo também foram convidadas para expor seus produtos durante o seminário. “Ao ser parceira desta realização, a Sicredi Vale do Rio Pardo evidencia seu compromisso com o desenvolvimento regional e com o crescimento de seus associados”, ressaltou o vice-presidente da entidade, Pedro Carlos Thessing. Ele ainda falou sobre a necessidade de mostrar que o cooperativismo não é apenas um colaborar com o outro, mas sim, trabalhar de forma sustentável.

Conforme o presidente da Coopersanta, Cássio Baptista, o seminário vai servir também para aproximar as cooperativas da região. “Precisamos de todos para realizar este evento. Teremos ‘bons frutos’”, salientou. Além da Sicredi Vale do Rio Pardo e da Coopersanta, são parceiras da iniciativa a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec); Cooperativa Léo-Boqueirense de Agricultores Familiares (Cooperlaf); Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale); Cooperativa Regional dos Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale); Prefeituras de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol; Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por intermédio do Programa do Arranjo Produtivo Local (APL); Centro de Apoio e Promoção de Agroecologia (Capa/Santa Cruz do Sul); Unidade de Cooperativismo de Santa Cruz – Emater/RS-Ascar; Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí / Fetag-RS; Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Rio Pardo; e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Guilherme Siebeneichler