Entidades e Vereadora unem forças para implementar Vale-feira em Venâncio

Guilherme Siebeneichler
junho29/ 2017

A Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (COOPROVA), Emater e a Vereadora Sandra Wagner (PSB), em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos, se mobilizam para efetivar o programa “Vale-Feira” em Venâncio Aires. Visando fomentar a agricultura familiar e a diversificação rural, o projeto pretende disponibilizar aos servidores municipais um valor específico para a compra de alimentos na feira de produtores do município.

Realidade em outras regiões, o v​ale-f​eira é um programa que beneficia tanto servidores quanto produtores. Um exemplo próximo é o município de Vale Verde, o qual implantou o projeto e disponibiliza aos funcionários públicos o valor de R$ 30,00 para serem gastos na feira de produtores local. Conforme Sandra Wagner, na cidade vizinha o recurso também é fundamentar para complementar a alimentação básica dos trabalhadores, uma vez que não possuem vale-alimentação. “Fomos a Vale-verde em comitiva e foi possível ver de perto a importância do programa para o município”, enfatizou.

Para a Extensionista Rural e representante da Emater, Djemi Isabel Janish, além de valorizar e fortalecer o agricultor familiar, e proporcionar alternativas de produção, o programa trará um aumento significativo na comercialização de produtos da feira, independentemente do valor do benefício. “O vale-feira vai propiciar um aumento do público, porque mais gente vai conhecer a feira e, assim, como exemplo de outros municípios que visitamos, vai se gastar além do valor recebido”, aponta.

Embora vantajoso aos associados da COOPROVA, é necessário que haja uma contrapartida dos agricultores no processo de implementação do v​ale-f​eira: garantir produção, qualidade e variedade de produtos. Desta forma, os servidores que receberem o recurso poderão adquirir produtos com maior qualidade e por um preço inferior ao de mercado.

Segundo o Presidente da COOPROVA, Luciano Quintana de Carvalho, o programa garante estabilidade aos produtores, uma vez que representa um ganho mensal à Cooperativa, tornando mais promissora a ideia de diversificação. “Podemos diversificar cada vez mais em termos de produto e quantidade. Hoje temos mel, melado, bolachas, massas, peixes e muitas outras variedades”, afirma.

Para a Vereadora Sandra Wagner, o programa possui um papel fundamental para combater o êxodo rural e auxiliar na permanência do jovem no campo. “O v​ale-feira vai garantir um crescimento da COOPROVA e de todos os produtores associados a partir da diversificação”. Visando certificar a execução do vale-feira, a parlamentar protocolará uma indicação de projeto de lei ao Poder Executivo e deve incluir o programa no Plano Plurianual para prever rubrica e garantir a implementação em Venâncio Aires.

Implementação do programa

Apesar dos inúmeros benefícios que o projeto prevê a Venâncio Aires, o Vale-Feira deverá ser implementado no município em 2018. A data foi acordada a partir de reuniões com o Sindicato dos Servidores Públicos e Administração Municipal, quando foi exposto a situação de déficit para este ano e a impossibilidade de criar novos gastos.

O programa deve seguir o mesmo formato do Vale-alimentação, porém gerenciado pela Associação dos Servidores Municipais de Venâncio Aires (ASMUVA). Conforme projeção das entidades unidas na busca pela execução do Vale-Feira, a aquisição de produtos será realizada apenas através de feirantes e produtores associados à COOPROVA.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa Vereadora Sandra Wagner (PSB)

FOTO: Fernando Uhlmann

Guilherme Siebeneichler