Entidades e empresas comparam custo de produção do tabaco

Olá Jornal
dezembro17/ 2020

As entidades representativas dos produtores de tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e lideranças das empresas fumageiras, reuniram-se nesta quinta-feira, 17, para dar início à negociação do preço do tabaco da safra 2020/2021.

Os encontros que ocorreram por videoconferência, iniciaram às 8h30min, estendendo-se até o fim da tarde. Foram oito empresas: BAT Brasil (Souza Cruz), Philip Morris, JTI, Universal Leaf, Alliance One, China Brasil, CTA e UTC.

A pauta das reuniões abordou, principalmente, o comparativo da variação do custo de produção apurado pelas empresas e pelos representantes dos produtores. “Não entramos na negociação do preço, propriamente, pois precisamos, primeiro, regular a variação do custo de produção”.

A retomada das reuniões será marcada para janeiro. Os produtores que já comercializam a sua safra de tabaco receberão a diferença do valor, assim que fixada a tabela de preço de cada empresa integradora.

Olá Jornal