Ensino integrado à sociedade dá fôlego para projetos no IFSul

Janine Niedermeyer
maio21/ 2016

A interação entre educação e comunidade tem feito bem para o ensino de qualidade e trazendo benefícios sociais à diferentes públicos em Venâncio Aires. Esse é o elo de ligação que muitos projetos desenvolvidos no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus local, tem feito.

Dessa forma, pode-se comemorar quando novos projetos e a continuidade de outros são aprovados em editais do qual a instituição participa, através da gestão federal. Foi o que ocorreu recentemente, com 12 projetos que receberam parecer favorável, em diferentes áreas.

Enquanto nos chamados projetos de extenção (Proex), as ações têm maior ligação com a comunidade e escolas de outras redes, nos projetos de pesquisa (Propesp), as atividades estão mais conectadas a criação do produto, o que não impede futuros benfícios para a sociedade, de alguma maneira.

A maior parte dos valores aplicados é destinado para o pagamento dos alunos que recebem bolsas de estudo ou então para aquisição de materiais permanentes. Em média, cada projeto envolve de 1 à 3 bolsistas, que são do 1º ao 4º ano e na faixa dos 15 aos 18 anos de idade. As ações desenvolvidas iniciaram ou ainda vão começar em maio, seguindo até o mês de dezembro.

Função Social

O diretor-geral do campus local, Cristian Oliveira da Conceição, destaca na área de pesquisa, um exemplo de importância, como um projeto que vem sendo desenvolvido em relação as cheias do Arroio Castelhano.

“Quando eles verem que vão montar um transmissor de rádio frequência com um sensor de profundidade e ver aquilo ali funcionando e mandando informação para Defesa Civil, de que o Castelhano está subindo e várias pessoas vão usufruir desse serviço pra não passar por uma série de problemas, vão ver que aquilo que estudaram de eletrônica, de automação, informática e programação, tem uma função.”

Confira na versão online do Olá Jornal todos os projetos aprovados nas áreas de extensão e pesquisa.

Foto: Maicon Nieland

Janine Niedermeyer