Enem na mira de dois mil estudantes em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
outubro19/ 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 se aproxima e em Venâncio Aires sete escolas irão ser sede da aplicação de provas. Os locais serão os mesmos sete da edição 2015, nos educandários estaduais Cônego Albino Juchem, Monte das Tabocas e Zilda de Brito Pereira, além da Emef Odila Rosa Scherer no bairro União e as particulares Gaspar Silveira Martins, Bom Jesus e Oliveira Castilhos.

A confirmação veio por parte da coordenação local, que informou um total de 2.007 inscritos para
realizarem o Enem na Capital do Chimarrão, dias 5 e 6 de novembro. O número é menor em relação a 2015, quando 2.133 pessoas estavam cadastradas.

REDAÇÃO
Por todo Brasil, jovens estão na reta final da preparação para as provas na busca por uma vaga em uma instituição pública de ensino superior. Para quem ainda não começou a estudar com dedicação pode tentar recuperar o tempo perdido, focando sobretudo na redação: ela é responsável por 50% da nota do exame.

A professora de Língua Portuguesa no campus do IFSul Venâncio Aires, Joseline Both, que já fez correções de redações do Enem atenta para aspectos que são levados em consideração na hora de análise dos textos.

“O Enem tem aquela especificidade assim, de se ter um tema social, de relevância social. É preciso abordar com um olhar mais amplo, integrando várias áreas do conhecimento, pra conseguir propor uma argumentação interessante e consistente”, enfatiza a docente.

Conforme Joseline, para o candidato tudo isso é viável com muita leitura e exercício constante da escrita e reescrita de textos.

“O Enem tem outra característica importante, além da escrita formal e aspectos linguísticos, ele pede muito a coesão. Tu vai indicando ao leitor, teu raciocínio e fazer a relação entre várias áreas e que se faça uma proposta de intervenção no final, que não fira os direitos humanos. Já perde 200 pontos na nota da redação, se tu não faz a proposta de intervenção”, destaca Joseline Both.

HORÁRIOS
No dia 5 de novembro serão 4 horas e 30 minutos de prova. Neste período, os candidatos vão ter que responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. Já no domingo, 6, as 5 horas e 30 minutos de duração são para perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e a redação.

No total o exame é composto de 180 questões de múltipla escolha. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, pelo horário de Brasília.

Leia matéria completa na edição impressa ou no online do Olá Jornal desta quarta-feira, 19!

Foto: EBC/ Divulgação

Janine Niedermeyer