Encontro evidencia o cultivo do tabaco como fonte de renda e diversidade agrícola no Município

Olá Jornal
novembro02/ 2019

A Comunidade de Linha Andreas recebeu na tarde desta sexta-feira, 1º, o 2º Encontro Técnico alusivo ao Dia do Produtor de Tabaco. Cerca de 120 pessoas, na sua maioria fumicultores da região e representantes das principais fumageiras atuantes em Venâncio Aires, participaram do evento na Sociedade de Leituras, Canto e Jovialidade, anfitriã do encontro.

Dentre as falas oficiais do ato solene que abriu o evento o Secretário de Desenvolvimento Rural, André Kaufman, posicionou-se sobre a importância do tabaco na geração de renda, quando possibilita agregar outras culturas nas propriedades. Para ele, “a condição que o agricultor tem quando usufrui da mesma terra para plantar e colher outros produtos, evidencia a importância do plantio do tabaco nas lavouras do interior”, enfatiza.

Para o Vice-Prefeito Celso Kramer, “o tabaco é de suma importância para a economia do Município”. O prefeito Giovane Wickert, um defensor da cadeia produtiva do tabaco e referência presente em Brasília representando a Associação dos Produtores Municípios de Tabaco (AMPROTABACO), “reforçou a importância da luta pela classe no Distrito Federal”.

Do Legislativo Municipal, estiveram presentes a Vereadora Sandra Wagner e o Vereador Adelânio Ruppenthal (PSB). Na sequência, ocorreram as palestras técnicas da Emater/RS, Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O encerramento ficou por conta do Café Colonial da Agroindústria Familiar de Ledi Maggioni, uma cortesia do SindiTabaco.

 

Olá Jornal