Encontro de grupos teatrais promete movimentar Santa Cruz do Sul e região

Guilherme Siebeneichler
agosto26/ 2017

 A 39ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação (Atese) acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. O evento vai reunir cerca de 250 estudantes de 17 grupos de teatro pertencentes às instituições de ensino da região Sul do Brasil que fazem parte da Rede Sinodal. “O Colégio Mauá já sediou a iniciativa em 1992, 2004 e 2010. Nesta quarta vez serão três dias de muita cultura e teatro que prometem movimentar a cidade e a região”, destaca o diretor do educandário, Nestor Raschen.

A abertura do evento acontece no dia 13, às 13h30, seguida das apresentações teatrais que se estendem até as 21h30. A recepção dos alunos, chamados de atesistas, será pela manhã, a partir das 10 horas. As encenações são de criação dos grupos ou adaptadas de obras literárias de escritores como Luiz Fernando Veríssimo, Ariano Suassuna, Clarice Lispector, entre outros. Além disso, durante a iniciativa haverá momentos de meditação, debates e confraternização. O Colégio Mauá se apresenta no dia 14, às 19h15, com a peça poética Demônios, de autoria própria e coordenação da professora Simone Bencke. O encerramento da Atese é no dia 15, às 11 horas.

Os grupos teatrais que se apresentam em Santa Cruz do Sul são provindos do Rio Grande do Sul (Montenegro, Lajeado, Horizontina, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Panambi, Ijuí, Três de Maio, Três Passos, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz); Santa Catarina (Brusque e Rio do Sul); e Paraná (Marechal Cândido Rondon). Os estudantes de municípios distantes ficarão hospedados com famílias santa-cruzenses. Nesta edição, a Amostra acontece paralelamente no Instituto Sinodal Imigrante de Vera Cruz.  No dia 15 de setembro, 19h15, haverá um momento de integração entre os eventos, com a presença de todos os participantes das 31 escolas e apresentação das peças do Mauá e Imigrante. “Serão 500 atesistas simbolizando os 500 Anos da Reforma Luterana, comemorada em 2017”, completa Raschen.

CRÉDITO: Four Comunicação

Guilherme Siebeneichler