Encontro da Mulher Rural vai entregar prêmio de Agricultora Destaque no dia 11

Janine Niedermeyer
maio03/ 2017

Pela segunda vez, a programação do Encontro da Mulher Rural em Venâncio Aires vai fazer a entrega do prêmio de Agricultora Destaque. A 18ª edição do evento coordenado pela Emater ocorre no próximo dia 11 de maio, aniversário da Capital do Chimarrão, em Linha Herval a partir das 8h e se estenderá ao longo do dia.

Na tarde desta quarta-feira, 3, as indicadas pelos clubes de mães do interior do município se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para terem um momento de integração e acompanhar a palestra da psicóloga Cristiane Veeck e a enfermeira Patrícia Antoni, ambos profissionais da Secretaria da Saúde e ligadas ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Elas abordaram o tema de “Auto-estima e valorização da mulher rural”, agregando aspectos históricos dos direitos femininos, violência doméstica, entre outras questões.

No total são 24 mulheres concorrendo nesta segunda edição do prêmio, entregue pela primeira vez em 2015 para Merlane de Moraes da Linha Tangerinas. O encontro que ocorre a cada dois anos iniciou há 36 anos atrás e segundo a secretária do STR, Sandra Wagner, reúne cerca de 700 pessoas.

A programação desta tarde teve a presença da Primeira-Dama Cristiane Wickert, da mulher do vice-prefeito, Ivanir Krämer; e da Gerente Regional da Emater, Lúcia Helena da Silva Souza. Ao se pronunciar, Cristiane enfatizou a importância de manter as famílias no meio rural e demonstrar as crianças a importância da roça, além de destacar o papel feminino. “Antes de trabalhadoras e mães, somos mulheres”.

A Primeira-Dama faz parte da comissão julgadora que elegerá a Agricultora Destaque, ao lado de Caroline Hermes do Sindicato Rural e Lúcia Souza. A profissional da Emater desde 1980 parabenizou a ação promovida no município e afirmou que quer levar o modelo para outras cidades. “Isso aqui não é uma competição, mas sim deve servir de motivação para melhorarmos”. Lucia, além dos anos de ligação a Emater, principalmente em Rio Pardo, foi Secretaria da Agricultura e primeira mulher vice-prefeita de Rio Pardo.

A vencedora desta edição do prêmio será conhecida apenas no dia 11 de maio. Cada uma das candidatas foi visitada por uma comitiva, ao longo de cinco dias. O grupo percorreu praticamente todo interior de Venâncio Aires, pois as indicadas vêm das mais variadas localidades. Confira a baixo:

Linha Hansel
Vila Arlindo
Taquari Mirim
Cerro dos Bois
Arroio Grande
Linha Tangerinas
Canto do Cedro
Marechal Floriano
Olavo Bilac
Linha Cecília
Harmonia da Costa
Marmeleiro
Estância Nova
Sexto Regimento
Madalena
Duvidosa
Linha 17 de Junho
Vila Deodoro
Ponte Queimada
Linha Brasil
Vila Teresinha
Linha Herval
Vila Santana
Linha Isabel
Vila Palanque

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer