Encontro com o Sindilojas discutiu e-Social e Medicina do Trabalho

Guilherme Siebeneichler
junho14/ 2017

O auditório do Sindilojas Vale do Rio Pardo sediou, na noite desta terça-feira, 13, mais uma edição do evento Encontro com o Sindilojas. Na ocasião, integrantes da Clínica São Vicente falaram para associados e empresários do comércio varejista e de gêneros alimentícios sobre o e-Social e Medicina do Trabalho. O evento foi realizado numa parceria entre Sindilojas, Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari.

Depois das boas-vindas do presidente do Sindilojas, Mauro Spode, foi exibido um vídeo institucional da Clínica São Vicente. Em seguida, o médico do trabalho, Aírton Artus, diretor da clínica, falou sobre segurança e saúde do trabalho. “Hoje, as empresas devem ter uma grande preocupação com a saúde dos seus funcionários. E esse zelo acaba criando um ambiente saudável e em harmonia”, comentou Artus.

Logo após, o contador Darvin Nervo alertou os presentes sobre o e-Social e seu cronograma de implantação. Segundo ele, em 1º de janeiro de 2018, as empresas com faturamento, no ano de 2016, acima de 78 milhões de reais devem iniciar a transmissão dos dados. Já os demais empregadores têm prazo até o dia 1º de julho de 2018. “Falta ainda um ano, mas é um prazo muito curto, não há como esperar até a última hora”, argumentou. Nervo ainda recomendou que os empresários consultem imediatamente seus contadores para evitar problemas no momento da implantação.

Para encerrar, a técnica em Segurança do Trabalho da Clínica São Vicente, Joanês Schwertner, discorreu sobre ausência ao trabalho, atestado médico, afastamento previdenciário, acidente de trabalho, auxílio doença, entre outros assuntos. De acordo com ela, a prevenção é a melhor alternativa para os empresários. “As empresas precisam estar em dia com todos os exames e laudos exigidos. Só assim é possível evitar problemas, principalmente com a fiscalização”, salientou Joanês.

CRÉDITO: Four Comunicação

Guilherme Siebeneichler