Encontro quer oficializar participação dos prefeitos na COP8

Olá Jornal
julho09/ 2018

O prefeito Giovane Wickert (PSB) tem liderado um movimento novo entre os representantes da cadeia produtiva do tabaco e o setor da saúde. Em 15 dias um encontro junto a Fiocruz, no Rio de Janeiro com representantes da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) vai buscar uma credencial para que um prefeito possa participar de todos os debates na 8ª Conferência das Partes.

O movimento é considerado novo e poderá permitir um diálogo alternativo, no difícil contato das regiões produtoras com o evento global realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Wickert, junto com representantes da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), se reunirão com membros da Conicq para discutir a participação dos prefeitos na COP8, que ocorre em outubro na cidade de Genebra, na Suíça.

Inicialmente a reunião no Rio de Janeiro estava agendada para o dia 18 de julho, entretanto, o encontro terá mudanças de datas. Ainda não há confirmação, mas deve ocorrer antes do fim do mês. “Vai ser um novo caminho, queremos garantir a participação dos prefeitos. Não como em outros anos que os gestores ficaram de fora. Isso precisa mudar e o nosso diálogo também tem sido diferente. Não queremos repetir as fórmulas dos outros anos. É um contato especial. Sabemos da importância do tabaco para a nossa economia, mas também precisamos estar abertos as questões da saúde, e promover este debate,” destaca Wickert.

A COP8 ocorre entre os dias 1º e 06 de outubro. Após o encontro que discute o tratado para o controle do tabagismo, será realizada a primeira reunião para discutir o Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco. Este encontro ocorre com as 40 nações, entre elas o Brasil, que ratificaram o documento. Esta primeira edição ocorre entre os dias 08 a 10 de outubro.

Olá Jornal