Empresário solicitam apoio do Município para comercialização de produtos além fronteiras gaúcha

Guilherme Siebeneichler
setembro18/ 2017

Apesar de enfrentar uma crise financeira, o Brasil possui diversos setores em franco crescimento. É o caso de duas empresas Venâncio-airenses de produtos de origem animal que tiveram um encontro nesta tarde, 18, com o Prefeito e com integrantes da Secretaria de Agricultura. Os empresários da Bom Frango e do Frigorífico Sapé buscam apoio da Prefeitura para conseguir expandir o comércio dos itens produzidos na Capital Nacional do Chimarrão.

Para conseguir vender os produtos fora do Rio Grande do Sul, o Município precisa aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), atualmente, Venâncio Aires possui apenas autorização para comercializar os itens dentro do território gaúcho através do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS) , e as empresas são registradas na Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), da Secretaria Estadual de Agricultura. Com a mudança, além de buscar novos campos de comércio para as empresas, o Município conquistaria um incremento no orçamento, uma vez que quase a totalidade dos 100% das taxas e impostos ficaram para os cofres municipais. No modelo atual, 70% do valor pago pelo empresário fica com o Governo do Estado, o município cede o Veterinário para realizar a inspeção mas não recebe nenhum incentivo do Governo Gaúcho.

No encontro com Giovane Wickert, os empresários debateram a necessidade da alteração do sistema e receberam o apoio do Secretário de Agricultura André Kaufman. O Veterinário Responsável da pasta municipal Daniel Terra Leite, aproveitou para ressaltar a necessidade de mais técnicos para auxiliar as empresas e possibilitar um trabalho ainda maior no Município. O Prefeito determinou que fosse solicitada ao uma avaliação prévia para ver o que é preciso ser feito para que Venâncio Aires faça parte do SISBI. Conforme a Secretaria de Agricultura, o próximo passo agora é realizar esta avaliação e encaminhar o que for necessário, uma vez que a pasta está trabalhando fortemente para qualificar o serviço e oportunizar mais mercado e crescimento as empresas venâncio-airenses.

No encontro, os empresários do Frigorífico Sapé aproveitaram para mostrar ao Prefeito o plano de expansão da empresa que busca até 2020 dobrar a capacidade de abate, o que irá gerar um volume maior de produtos, empregos, renda e rentabilidade ao Município.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler