Empregos nas indústrias do tabaco em Venâncio têm alta de 22,4% em 2021

Olá Jornal
dezembro15/ 2021

Venâncio Aires deve fechar 2021 com resultado positivo superior ao verificado nos últimos três anos nas contratações das indústrias do tabaco. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que as indústrias do fumo este ano registram alta de 22,42% no estoque de trabalhadores. Os dados levam em consideração os empregos fixos, frente ao ano passado, afetado de forma mais intensa pelos decretos de distanciamento durante a pandemia.

Os relatórios de emprego divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontam que o estoque de empregados nas indústrias do fumo fechou outubro com 1.578 trabalhadores. Entretanto, ao longo do período de safra, passaram pelas empresas do setor quase seis mil trabalhadores temporários. Foram nos dez meses avaliados, 5.797 admitidos e outros 5.508 desligamentos.

No ano anterior, o aumento das contratações, levando-se em consideração o estoque de trabalhadores, chegou em 7,51%. Eram 1.289 empregados fixos. No período de safra, foram realizadas 6.215 contratações temporárias, contra 6.125 desligamentos.

Tradicionalmente entre os meses de julho e outubro ocorrem os desligamentos do período de safra do processamento de tabaco. Em 2019, a alta nas contratações do setor foi de 5,46%, segundo dados do Caged.

ANTECIPAÇÃO
O aumento no estoque de empregos do setor do tabaco em Venâncio, na avaliação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires, Rogério Borges Siqueira, está ligado a antecipação da safra. “Há indicativos das indústrias de início do processamento de tabaco já a partir de janeiro, por isso, alguns contratos foram estendidos e seguirão no próximo ano. Também ao longo da safra tivemos um rodízio maior de trabalhadores com contratos temporários, por isso alguns foram mantidos após o encerramento do processamento.”

No mesmo sentido, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo), Gualter Baptista Júnior, afirma que apesar da elevação no estoque de trabalhadores, os contratos de safristas tiveram redução. “Em Santa Cruz do Sul os contratos temporários tiveram redução de 9,1%. Essa elevação no estoque também ocorre por conta de contratações feitas mais tarde neste ano. Não é uma realidade futura, está ligada também a contratos de venda feitos pelas indústrias ainda neste ano e que serão embarcadas no início de 2022.”

SAFRISTAS
A contratação temporária para o processamento de tabaco em Venâncio Aires deve seguir nos mesmos patamares de 2021. Entretanto, os indicativos, segundo Siqueira, são de antecipação, já que os movimentos do setor apontam para compra de tabaco antecipada. “Sabemos de empresas que retornam em janeiro com o processamento. Isso foi demonstrado também na rápida negociação do reajuste salarial para o próximo ano. Também estamos com uma menor preocupação com o encerramento da UTC em Venâncio, já que há demanda por trabalhadores em outras empresas do setor,” argumenta.

Já a Fentifumo projeta crescimento na contratação de safristas entre 10% e 12%. “A safra da indústria terá uma retomada mais intensa, também porque será mais curta de forma geral na indústria de processamento de tabaco,” afirma Júnior.

FOTO: Divulgação/Sinditabaco

Olá Jornal