Empregos diminuem pelo quarto mês consecutivo em Venâncio Aires

Olá Jornal
novembro12/ 2018

Há quatro meses, Venâncio Aires vê o número de empregos a cair. A cada ano, o saldo de vagas de trabalho começa a ficar negativo no mês de julho sendo a indústria da transformação, onde estão as fumageiras, o principal setor que influencia os índices. Embora o cenário repita uma característica do município, devido aos empregos sazonais da safra de fumo, o número de contratações é menor do que o ano passado.

Neste ano, com índice negativo de 10,05% (saldo negativo de 1.680 vagas), o mês de setembro teve variação negativa menor do que a de 2017 que registrou 13,06% (saldo negativo de 2.265 vagas). No entanto, haviam 214 vagas de trabalho a mais do que neste ano. O saldo negativo de setembro aumentou em relação a agosto que teve 8,13%.

SAFRA
O administrador do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires, Ricardo Sehn, explica que embora a variação negativa neste ano tenha sido menor, a contratação também foi e, por isso, não representa um despenho melhor. Ele ainda afirma que a periodicidade do processamento de tabaco nas indústrias reflete diretamente nos índices que ainda devem ficar mais negativos. “Os dados de outubro terão uma variação negativa ainda maior pois tivemos mais contratos encerrados neste mês”.

Olá Jornal