Empreendedorismo e sustentabilidade são temas de seminário em Vale do Sol

Os jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal estiveram reunidos no último sábado, 06 de maio, em Vale do Sol, para debater as novas possibilidades para o campo. As cinco turmas do piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural se reuniram no Centro Comunitário São José para o seminário “Empreendedorismo e Sustentabilidade: novas possibilidades para o campo”. Além dos jovens, parceiros da entidade, associados, familiares, autoridades locais e imprensa também prestigiaram o evento.

 O evento iniciou pela manhã, com as boas-vindas do vice-presidente do Instituto, Claudimir Rodrigues. Ele também falou aos jovens sobre a importância da sustentabilidade e da gestão do agronegócio na pequena propriedade. “Essa é a melhor abordagem para a agricultura familiar em pequenas propriedades, tanto para fins econômicos como de subsistência”, afirmou ressaltando que a sucessão rural a partir dessa geração de jovens do campo somente ocorrerá por opção deles. “Nosso desafio é criar um ambiente atrativo para que os jovens escolham permanecer no campo, com mais tecnologia, mecanização e renda”, disse Claudimir, que estendeu o desafio aos adolescentes, convidando-os a investir estudos e pesquisas em energias renováveis.

A secretária municipal de Educação, Beloni Gabe, falou em nome do executivo municipal enfatizando a satisfação por ter essa oportunidade aos adolescentes do município e trouxe uma mensagem de incentivo a eles. O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, ressaltou que a temática do seminário vem ao encontro da mostra regional de trabalhos promovida pela CRE, que em 2016 focou a sustentabilidade e para a segunda edição, em novembro de 2017, o tema será educar para o empreendedorismo. Ele aproveitou o momento para convidar os aprendizes do Instituto Crescer Legal a participar da Mostra, com apresentação de trabalhos desenvolvidos no Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Também participaram do evento compartilhando suas experiências, dois egressos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Acompanhados por Cristian Wagner, assessor regional da FETAG, eles falaram sobre a criação da Feira Jovem no distrito de Boa Vista, em Santa Cruz do Sul.

Na parte da tarde, as cinco turmas apresentaram trabalhos, vivências e dinâmicas sobre o momento e as atividades que vêm desenvolvendo no curso de gestão rural, além de apresentações voltadas à conscientização para a solidariedade e a preservação do meio ambiente. A turma de Vale do Sol preparou para compartilhar com os colegas dos demais municípios o Jogo do Aprendiz Rural, que alcançou grande engajamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SAIBA MAIS

O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Já em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Atualmente, cinco turmas estão em andamento em Candelária, Vera Cruz, Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul. O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo. O curso tem duração média de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção. O público-alvo para o projeto-piloto é de adolescentes de 14 a 18 anos, cursando o Ensino Regular e oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, em especial produtores de tabaco.

Fotos: Junio Nunes

Guilherme Siebeneichler