Empossado o primeiro Secretário de Segurança Pública de Venâncio

Olá Jornal
dezembro13/ 2019

Uma solenidade marcou o início dos trabalhos do primeiro Secretário de Segurança Pública de Venâncio Aires. Dário Martins, de amplo conhecimento da área por sua formação e atuação como agente e diretor de penitenciárias, além de já ter ocupado cargos públicos, assumiu a pasta em ato festivo na Sala de Reuniões da Prefeitura na tarde desta quinta-feira, 12.

A posse contou com a presença de diversas autoridades da área da segurança pública, além de agentes políticos locais, regionais e estaduais. Entre eles, o Deputado Estadual Tenente-Coronel Luciano Lorenzini Zucco.

Após a leitura e assinatura do Termo de Posse, Dário Martins, fez seu primeiro pronunciamento como Secretário de Segurança Pública. “Vemos diversas opiniões sobre a criação desta Secretaria. Mas tenho certeza de que iremos agregar muito para a cidade. Estou aqui para servir e em conjunto, construirmos uma cidade melhor. Temos inúmeras metas, como a efetivação do cercamento eletrônico, projeto para instalação de videomonitoramento nos Distritos, aumentar a acessibilidade aos assentos dos demais órgãos na sala de videomonitoramento, alcançar a construção de uma nova sede para a Polícia Civil, e sempre atuando de forma conjunta com todos os órgãos de segurança de Venâncio e região”.

O Deputado Estadual Tenente-Coronel Luciano Lorenzini Zucco, destacou que “Esta é uma cidade que respira segurança. Esta Administração Municipal entende que uma das maiores demandas hoje é segurança. Só tenho a parabenizar por esta atitude, pois estão dando exemplo para o RS e demais municípios de como se deve pensar e agir nesta problemática da sociedade. Temos hoje uma sociedade doente, que só sabe criticar os órgãos de seguranças e os bons políticos. Mas, infelizmente, é mais fácil criticar antes de ajudar”.

O Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do RS, Rinez Trindade, salientou que a nova Secretaria do Município será mais uma braço importante para a segurança dos cidadãos. “Sabemos que o dever da segurança é do Estado, mas com a atual situação caótica vivida pelo Governo Estadual, o Município está assumindo essa responsabilidade. Então, o apoio a este órgão no município e o entrosamento entre todas as forças da segurança será crucial para o êxito dos trabalhos.”

Por sua vez, o Prefeito Giovane Wickert, deu ênfase que a criação da Pasta não é perda financeira como foi apontada por algumas pessoas, mas sim, investimento e acréscimo em uma das maiores demandas dos municípios atualmente. “Quando incluímos no Plano de Governo a criação da Secretaria tínhamos o resultado em mãos de uma pesquisa feita no município em que 94% das pessoas queriam uma Secretaria de Segurança Pública. E agora, na implantação, foi avaliado criteriosamente o impacto financeiro disso ao Município. E podem ter certeza de que temos responsabilidade quanto a isso. Pois precisamos dar esta atenção ao item que forma o tripé de necessidades da sociedade: saúde, educação e segurança.”

Além destes, ainda se pronunciaram o Vice-Prefeito Celso Krämer, o Presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Kappel e o Presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Flávio Bienert; que destacaram a importância da criação da Pasta para o município.

Ainda compôs a mesa de autoridades, o 1º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Venâncio Aires, Pedro Rui da Fontoura Porto; o Titular da 16ª Delegacia de Polícia Regional, Luciano Fernandes Menezes; Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Giovani Paim Moresco. O ato ainda foi acompanhado por diversas autoridades regionais e locais, amigos e familiares do Secretário empossado, e imprensa.

Para coroar o ato de posse, o Vigário paroquial da Paróquia São Sebastião Mártir, Padre Antônio Zeno Graeff, deu a bênção. Além disso, uma pequena homenagem foi prestada pela Secretária Mirim, Maria Elis Soares dos Santos, estudante da EMEF Dois Irmãos. A estudante participou dos dias 25 a 29 de novembro da terceira edição do Prefeitura Mirim e acompanhou de perto os trabalhos do Secretário Dário. Ao término das atividades desta edição, a estudante, como forma de gratidão pelos momentos compartilhados e experiências divididas, deixou ao Secretário uma cartinha, cujo conteúdo emocionou Dário e foi dividido com os presentes durante a solenidade.

Escola Cívico-Militar

Um dos assuntos tratados durante a solenidade e também nos bastidores, entre o Deputado Estadual Zucco e o Prefeito Giovane Wickert é a implantação da escola cívico-militar, que anda a passos largos no município. O Prefeito salientou que a intenção é de agilizar os trâmites para a implantação do Programa Nacional lançado pelo Ministério da Educação. Para isso, os responsáveis pelas Secretarias Municipais de Educação e de Segurança Pública estão em constante contato com a assessoria do Deputado para afinar os detalhes sobre logística e questão financeira.

 

Quem é o novo Secretário

Dário Martins vinha atuando na Coordenação do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil. Atualmente é Secretário-Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Coordena todas as condenações de Prestação de Serviços Comunitários determinadas pela Justiça local. Tem formação na Academia de Agentes Penitenciários, é graduado em Assistência e Segurança Prisional na área de Administração Pública e formado pela Escola Cristã Política de Santa Maria e cursos técnicos na área de segurança pública.

Atuou como diretor das casas prisionais Instituto Penal Mariante (IPM), Presídio Estadual de Montenegro, também desempenhou atividades na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, Presídio Central em Porto Alegre, Presídio Regional de Santa Cruz e Presídio Estadual de Pelotas. Foi delegado da 8ª Região Penitenciária dos vales do Rio Pardo e Taquari e também Centro-Serra, coordenou a segurança de quatro edições da Festa Nacional do Chimarrão e presidiu o Comitê do Gabinete de Transição da Secretaria de Segurança.

Foi vereador por dois mandatos e presidente da Câmara de Vereadores; foi Secretário Municipal de Agricultura, quando foi o mentor da criação de programas municipais como o Promagro, de açudagem, das microbacias, da implantação da tecnologia do arroz germinado no município e região; da Associação dos Piscicultores de Venâncio (Apiva) e da Associação Venâncio-airense de Apicultores (AVA) e da construção do prédio da Feira Rural na Rua Tiradentes (fundos da Prefeitura) e da criação dos primeiros clubes de mães e sociedades de Venâncio.

Olá Jornal