Emater/RS-Ascar assina contrato com Afubra para classificação do tabaco

Guilherme Siebeneichler
março22/ 2017

Durante a abertura da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, nesta terça-feira, 21,, a Emater/RS-Ascar e a Afubra assinaram contrato entre as entidades. O objetivo é a prestação de serviços no acompanhamento da classificação do fumo pela equipe de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar.

A ação ocorrerá durante o período de recebimento da safra nas indústrias de tabaco do Rio Grande do Sul, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº. 10 de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A função será desempenhada por técnicos da Emater/RS-Ascar classificadores credenciados pelo Mapa.

A Emater/RS-Ascar irá atuar como mediadora entre o classificador da empresa e o produtor no momento da definição da qualidade do produto, que determina o preço que o produtor irá receber. Para o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, essa mediação minimiza a divergência que possa surgir durante a negociação e é a garantia de que o fumo será comercializado pelo preço justo para as duas partes.

Guilherme Siebeneichler