Na região, ministro da Agricultura confirma apoio a produção de tabaco

Janine Niedermeyer
julho20/ 2016

A manhã de quarta-feira, 20, foi de visita do Ministro da Agricultura ao município de Venâncio Aires. Blairo Maggi (na foto de óculos à frente) veio acompanhado de comitiva das esferas federal e estadual, dentre eles o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Cairoli. O governador José Ivo Sartori que participaria da comitiva, não pode vir devido a agendas em Porto Alegre.

O grupo esteve na propriedade da família Kalfke em Linha Bem Feira, para conhecer a produção de tabaco. A chegada foi com atraso de 30min, por volta de 10h40min, e foi recepcionado também por representantes sindicais, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sinditabaco, prefeitos e deputados.

Na localidade a circulação foi marcada pela conversa com os fumicultores e o chefe da pasta federal garantiu apoio para manter o cultivo. “Dias atrás vocês não tinham nenhum ministro que dava atenção, agora tem”, afirmou Maggi, que citou ainda ter um olhar diferente do governo anterior.

O Ministro da Agricultura ainda disse estar surpreso com o que conferiu na região e colocou o ministério à disposição dos trabalhadores do setor do tabaco. Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a vinda do ministro Maggi é histórica e aproxima a cadeia produtiva, ao Governo Federal.

Durante a tarde a comitiva visitou unidades de beneficiamento e a industrialização do produto em Santa Cruz do Sul, junto as empresas Souza Cruz e Philip Morris. Na oportunidade, Maggi plantou uma muda de árvore, simbolizando um novo momento para a cadeia produtiva do tabaco. “Vamos defender este segmento da nossa agricultura. É uma importante fonte de renda aos produtores e famílias envolvidas nos processos. O Brasil vai precisar do setor primário para enfrentar a crise, é uma das poucas saídas.”


COP 7 

Ainda na Philip Morris, Maggi concedeu entrevista a jornalistas para avaliar as atividades do dia. Na oportunidade destacou estar ao lado da cadeia produtiva e vai ajudar no diálogo com os demais setores do governo na preparação para a 7ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. “Serei um defensor e vamos trabalhar para que não ocorram prejuízos a esta produção,” destacou.

O evento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorre em novembro (7-12) na Índia. Blairo Maggi confirmou que integrará a delegação brasileira, que é composta por representantes de 13 ministérios e secretarias federais.

Fotos – Guilherme Siebeneichler/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer