Em Venâncio 26,4 mil pessoas não têm acesso a água encanada, aponta levantamento nacional

Olá Jornal
julho05/ 2020

Após a aprovação do novo marco do saneamento básico na última semana, os investimento na área poderão ser ampliados no país, com a presença da iniciativa privada. Seja no abastecimento de água potável, como no tratamento do esgoto, as demandas aparecem também em âmbito municipal. Em Venâncio Aires o painel do Saneamento Brasil, construído pelo instituto Trata Brasil, aponta que 26.454 pessoas não têm acesso à água encanada.

Isso corresponde a 37,2% do total de habitantes no município. O percentual deve diminuir no novo levantamento que já está sendo realizado e deve ser apresentado no fim do ano, com dados de 2019. A maior parte desta faixa populacional sem acesso à rede de abastecimento se encontra no perímetro rural. Alguns são servidos pelas associações hídricas e outros buscam abastecimento próprio, por meio de nascentes e arroios.

Conforme o prefeito Giovane Wickert (PSB), o levantamento leva em consideração apenas as pessoas que têm acesso à rede da Corsan. “Praticamente todas as regiões do interior contam com associações hídricas e outras alternativas. Por meio de parcerias com a Corsan também estamos levando a rede de abastecimento para outros pontos do município.”

O levantamento mais recente dos dados leva em consideração as condições verificadas na malha de abastecimento de água administrada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O estudo também aponta que até o fim de 2018, nenhuma casa possuía coleta de esgoto para tratamento. O atual contrato da Corsan estipula que em 10 anos será garantido coleta e tratamento de esgoto em 80% das residências. O Trata Brasil aponta também que o município possui investimento per capita de R$ 32,80 por ano na rede de antedimento de água e esgoto (recursos aplicados por habitantes da cidade na rede de abastecimento e tratamento).

AVANÇOS
Em Venâncio foram registrados alguns avanços na malha de abastecimento para garantir água potável a outras regiões do município. As iniciativas construídas pela Corsan ou pelo poder público municipal foram realizadas ao longo dos dois últimos anos. O principal projeto voltado ao perímetro rural busca garantir a recuperação de nascentes do arroio Castelhano. Até o fim do ano serão 17 pontos, que garantiram abastecimento adequado para mais de 40 famílias.

Outras 35 famílias passaram a contar com água potável na localidade de Alto Paredão Pires. No local foi instalado sistema Salta-Z. O projeto teve parceria da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Já em Linha Ponte Queimada cerca de 100 famílias serão adicionadas à rede da Corsan. O abastecimento foi ampliado para a localidade por meio de parceria da estatal com a Administração Municipal. Parte da rede também foi ampliada para a localidade de Linha Estrela.

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal