Em uma semana, Estado aplica metade das vacinas contra a gripe

A primeira semana de imunização contra a gripe na rede pública de saúde superou a expectativa do governo do Estado. O balanço parcial até este sábado (30) mostra que foram aplicadas 1.625.514 doses. Parte dos municípios engajados no “Dia D de imunização” ainda não informou os resultados. Mas, de acordo com o movimento registrado, o secretário estadual da saúde, João Gabbardo, afirma que mais de 50% do público-alvo já foi atendido.

Até o dia 20 de maio, o objetivo é imunizar 3,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, já foram aplicadas cerca de 300 mil doses. A meta na cidade é 580 mil. Neste sábado, algumas unidades chegaram a registrar falta de vacinas na Capital.

Segundo o secretário municipal de saúde, Fernando Ritter, o problema foi momentâneo. Com o remanejo dos estoques, foi possível chegar ao fim do dia com todas as unidades abastecidas. “A gente não esperava um número tão grande. Chegamos a 50% da meta em seis dias. No ano passado, levamos um mês para alcançar menos de 80%”, explica.

Segundo Ritter, é possível que volte a faltar doses ao longo da semana, mas um novo lote chegará nos próximos dias. A demora no envio pelo Ministério da Saúde ocorre porque a campanha começou mais cedo no Rio Grande do Sul.

“Nós tivemos uma antecipação das doenças de inverno, de H1N1, de casos de infecção respiratória aguda. Foi importante a divulgação pela mídia para que as pessoas procurassem de imediato”, ressalta Ritter.

A vacina é oferecida gratuitamente apenas para quem está no grupo de risco: pessoas com mais de 60 anos; gestantes ou mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; crianças de seis meses a cinco anos; indígenas; trabalhadores da área da saúde; e doentes crônicos, que precisam apresentar atestado médico.

Guilherme Siebeneichler