Em uma semana, Centro Respiratório da UPA realiza 400 consultas médicas

Olá Jornal
março12/ 2021

O prefeito Jarbas da Rosa e o presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Tiago Quintana, estiveram nesta sexta-feira, 12, no Centro de Atendimento Respiratório (CAR) instalado junto a UPA 24 horas do bairro Cruzeiro. Em uma semana, a estrutura instalada para atender pacientes com sintomas de Covid-19 realizou mais de 400 consultas médicas e 150 testes para coronavirus. O local, além de reduzir filas no Centro Respiratório do bairro Gressler, normalizou o fluxo de atendimentos junto a UPA.

Instalada em tempo recorde, a estrutura foi erguida em parceria com o Hospital São Sebastião Mártir para funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios. O local, mantido com recursos municipais de R$ 111 mil ao mês, conta com equipe permanente de médico, enfermagem, técnica de enfermagem, administrativo e higienização. “Acreditamos que o novo CAR está sendo muito positivo. Agora é possível fazer o serviço completo, desde o exame, consulta médica, documento de afastamento quando necessário e, em casos mais graves, passamos para o atendimento dentro da UPA. Realmente está muito mais resolutivo para os pacientes e profissionais”, avalia o diretor da UPA, Rodrigo Silva.

O vereador presidente da Câmara destacou a importância da estrutura estar implantada junto a UPA, facilitando o acesso da população. “O local é referência e evita que as pessoas se desloquem por toda a cidade com sintomas. Como políticos, precisamos colaborar e nos unir em busca de soluções”, destacou Tiago Quintana.

O prefeito Jarbas da Rosa acrescenta que nos últimos 30 dias, a implantação do segundo CAR, mais profissionais médicos nas Unidades de Saúde, abertura de cinco leitos de UTI e 16 leitos clínicos no Hospital São Sebastião Mártir, gerou investimentos superiores a R$ 500 mil por parte da Prefeitura. “Será uma semana decisiva, mas eu acredito que, com apoio da comunidade, iremos passar por mais essa dificuldade. Nos próximos dias, assim que diminuírem os números de casos graves no Hospital, conseguiremos flexibilizar também as medidas econômicas”, previu o prefeito.    

CAR GRESSLER

Neste fim de semana, o Centro de Atendimento Respiratório do Bairro Gressler estará aberto no sábado e domingo pela manhã, às 7h30 às 11h30, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios.  

CRÉDITO: AI PMVA 

Olá Jornal