Em solo alemão, o sonho imigrante através da dança

Janine Niedermeyer
agosto13/ 2016

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben de Venâncio Aires, através de 14 casais, vai realizar o sonho de muitos que fi zeram parte dessa história, que ultrapassa os 30 anos. No próximo dia 17 de agosto os integrantes partem para turnê internacional inédita na Alemanha, tanto para o próprio grupo, como dentro do município.

O projeto está sendo viabilizado com o fi nanciamento do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e através dos patrocinadores: Madereira Haas (trajes), Empresa Norte de Transmissão de Energia S.A, Soprano Eletrometalúrgica e Hidráulica Ltda. e Souza Cruz (turnê internacional).

O roteiro de viagem para apresentações vai circular por cidades da Alemanha e terá também uma passagem pela Áustria. Durante a semana o Olá Jornal conversou com integrantes, abordando essa trajetória, durante ensaio no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins.

SONHO REALIZADO

A alegria está estampada no rosto de muitos, como do presidente Jair Becker, que vê a efetivação desse trabalho, como uma realização para toda uma geração de imigrantes, que vieram do país germânico e nunca mais tiveram a oportunidade de retornar a terra natal.

“O orgulho não é somente nosso, mas sim de todos familiares. Eles nunca imaginaram que um grupo poderia ir para lá. É algo inédito e difícil de explicar”, destacou Jair, que ingressou no grupo em 2007, ao lado da esposa Claúdia Alles Becker, ambos com 51 anos de idade.

O casal passou a fazer parte, após acompanhar com frequência os ensaios do filho mais velho, Luis Henrique, que hoje não faz mais parte, porém, o irmão Paulo Ricardo, é quem agora está integrado.

ORIGENS

“Nascida” dentro do grupo. Essa é quase a defi nição mais acertada para falar de Adriana Becker, que com 21 anos de grupo é a integrante com mais tempo de participação, pois começou com oito anos de idade no Die Schwalben, quando as danças ainda eram o “repertório” das aulas de educação física na escola Léo João Frohlich, na Linha 17 de Junho, em 1988. Ela dança ao lado de Gilmar Azevedo, que há cerca de 12 anos faz parte do grupo, e comenta que essa turnê é uma realização de muitos que fizeram parte dessa história.

“Foi algo que a gente sempre desejou muito”, conclui Adriana. A viagem terá a participação de Cleiva Heck, vereadora do município, que conforme Jair Becker, foi fundamental na captação de recursos para tornar o projeto viável. Na direção artística e musical, Eduardo Gomes também deve integrar a comitiva, que vai circular pela Alemanha.

Do dia 19, data da primeira apresentação, até 27 de agosto, serão praticamente uma atividade por dia nesta turnê. Eles devem estar novamente em solo venâncio-airense, no dia 30 deste mês. No roteiro estão cidades como Munique, Simmern, Rothenburg, Glöcklingen e Wattens, esta na Áustria.

Leia a matéria na edição de sábado, 13, do Olá Jornal

Janine Niedermeyer