Em meio a pandemia, Venâncio Aires contabiliza mais de 100 novos cadastros de atividades

Olá Jornal
junho19/ 2020

A pandemia do Coronavírus causou muitos problemas para a economia global, mas por outro lado tem sido um desafio para os empreendedores baterem de frente com o problema e projetarem novas oportunidades.

Com dados significativos, Venâncio Aires mostra que mesmo em meio a crise o número de aberturas de novos cadastros de atividades teve um aumento positivo, o que favoreceu a venda local e a prestação de serviços.

Neste ano, de janeiro a metade do mês de junho, o município registrou 357 novas inscrições de cadastro de atividades econômicas, tendo um saldo positivo em relação as baixas realizadas no mesmo período. Foram 228 pedidos de baixa de cadastro, sendo por tanto, em dados atualizados, 129 novos estabelecimentos na Capital Nacional do Chimarrão.

Estes novos empreendimentos, visam a abertura de novos cadastros, tanto de empresas como de prestadores de serviços, o que engloba microempreendedores individuais (MEIs), autônomos, microempresas e empresas de porte maior.

Para conseguirem se manter com seu estabelecimento aberto e equilibrar as contas, tendo que alinhar despesa e lucro, empreendedores locais tiveram que se movimentar para achar alternativas, gerando fomento econômico próprio para impulsionar os negócios.

Para quem se questiona se pandemia é momento para empreender, Paulo Mueller Kolberg, proprietário da loja Orquidário Urbano, destaca que abriu o empreendimento no início deste mês. Após sair de um emprego, buscou por concretizar o sonho de abrir o próprio estabelecimento. “Depois que eu saí deste trabalho, comecei a fazer arranjos de flores em casa, já vendi orquídeas pela internet, o que favoreceu a expandir este ramo. Foi quando no Dia das Mães tive uma grande aceitação de venda de flores, então decidi que não conseguiria atender a demanda na minha casa e optei por abrir meu negócio no Centro da cidade”, destaca.

Além disso, o mais novo empreendedor prevê grande perspectiva por oferecer um produto diferenciado e com novas alternativas de atrair clientes. “Poder oferecer um produto um pouco diferenciado, com pacotes muito bem elaborados para a comunidade, este é nosso diferencial. Trabalho muito bem com as artes e com as mídias sociais na divulgação das opções que ofereço. Com foco em orquídeas, buquês, ramalhetes, box de flores e cestas de presentes. No momento não tem festas ocorrendo, mas depois da pandemia quero atender esta demanda também de eventos, fornecendo então esta parte de arte floral de arranjos”, conclui.

Desburocratização a partir do ‘Venâncio Empreendedor’

Desde 2019, o Município trabalha na concretização do Programa ‘Venâncio Empreendedor’, que busca facilitar, com mais agilidade, a abertura de negócio na cidade. “Investir no Brasil, neste cenário de crise que atualmente estamos vivenciando certamente não é para amadores. Isso nos deixa muito felizes ao observar que no âmbito local, empreendedores com alto grau de profissionalismo, estão optando por Venâncio Aires, para plantarem as sementes, que com certeza produzirão frutos logo ali na frente. Este empresário, profissional, deve ter um domínio efetivo das finanças, uma estratégia clara de gestão, um planejamento eficiente na área de marketing na política de vendas, porque só assim, ele vai conseguir ser exitoso a partir de investimentos efetivados neste momento”, destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal