Em audiência com ministro da Infraestrutura, Schuch vai cobrar suspensão da placa padrão Mercosul

Olá Jornal
maio08/ 2019

Aguardando desde fevereiro, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) estará em audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nesta quarta-feira, 08, em Brasília, para tratar sobre as placas padrão Mercosul. O parlamentar vai solicitar a suspensão imediata da exigência, que vem sendo muito criticada em todos os Estados em que o novo sistema já foi implantado. Conforme o parlamentar, o alto custo do serviço – em torno de R$ 250,00 – o número limitado de fornecedores habilitados para confecção da nova placa e a falta de segurança, tanto o lacre quanto a falta do nome da cidade e do Estado, são alguns dos aspectos mais questionados.

O novo sistema de emplacamento de veículos, regulamentado pela Resolução 729/2018, do Denatran, adota o mesmo modelo de placas nos cinco países que integram o Mercosul. Adiada no Brasil por três vezes, a medida passou a valer este ano, mas apenas sete Estados aderiram ao novo padrão. Recentemente, o próprio governo já sinalizou que poderia rever essa exigência. “Não existe justificativa para essa troca, que representa mais custos para os proprietários de veículos e não oferece segurança”, critica Schuch.

De acordo com o deputado, se a medida não for suspensa, deverá pelo menos sofrer ajustes. Uma possibilidade seria a exigência somente para os carros novos, com modelo de placa mais simples e de menor custo. “A questão é como ficam os proprietários que já efetuaram a troca, como serão ressarcidos?”, questiona.

No total, a comissão é formada por 49 deputados, dos quais sete são da bancada gaúcha.

CRÉDITO: AI Gab. Heitor Schuch/PSB

Olá Jornal