Em abril, Unisc terá vagas exclusivas para reabilitação pós-Covid

Olá Jornal
março20/ 2022

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terá, a partir de abril, cinco vagas exclusivas para atendimento de pacientes pós-Covid-19. A novidade surge após uma resolução do Ministério da Saúde que possibilita que os serviços de reabilitação possam atender pessoas que tiveram a doença. 

De acordo com a coordenadora do Serviço de Reabilitação Física da Unisc (SRFis) e coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Angela Cristina Ferreira da Silva,o serviço será individualizado, dentro das necessidades de cada um. “Por exemplo, pessoas com fraqueza muscular ou queda de cabelo estavam entrando como pacientes pela nossa clínica-escola, sem vinculação ao SRFIs. Agora serão pacientes da reabilitação e da Clínica Fisiounisc, ou ainda encaminhados ao projeto/serviço do Hospital Santa Cruz (HSC)  Larecare. Nosso atendimento é público, ou seja, somos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde”, completa a professora.

A triagem será feita como são os atendimentos normalmente. Há um encaminhamento pelo profissional médico ou fisioterapeuta para a vinculação ao SRFis. Contudo, o usuário deverá levar a  à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade e esta, por sua vez, dá prosseguimento enviando para a  Coordenadoria Regional de Saúde correspondente. Em seguida, é mandado para o Estado que coloca os pacientes que precisam na agenda. Essa agenda vem para a SRFis/ Unisc. 

Saiba mais

Os serviços oferecidos no SRFis/Unisc são referência para 25 municípios que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a 8ª CRS. São feitos ainda atendimentos de fisioterapia, consultas de enfermagem, psicologia e serviço social pelos estudantes bolsistas, com suporte técnico direto de profissionais da área e/ou docentes desses cursos. 

Há ainda setores como o laboratório de feridas e o retorno gradativo, em 2022, do atendimento em grupo, pelo estagiário de Educação Física; entrega pública de cadeira de rodas; e a continuidade dos atendimentos pelo estágio  da psicologia.

CRÉDITO: AI UNISC

Olá Jornal