Em 60 dias de paralisação, a perda do lucro de quatro anos

Olá Jornal
abril22/ 2020

Única fábrica de linha branca no estado, a Venax Eletrodomésticos vê o lucro dos quatro últimos anos evaporar em 60 dias de paralisação com o novo Coronavírus (Covid-19). A estimativa do diretor-presidente, Walter Bergamaschi, traduz a singularidade deste cenário onde as consequências se espalham como um vírus por todos os continentes, em todos os setores da sociedade. “Essa crise além de ser mundial, é diferente em suas consequências, por ser abrangente em todos os segmentos econômicos vigentes, nos deixando sem visibilidade a curto prazo”, afirma o empresário que já enfrentou momentos difíceis no setor em que atua por 35 anos.

Com queda global de em torno de 60% em média, as empresas estão com suas cadeias produtiva e comercial totalmente afetadas sendo que a Venax possui produtos com paralisação de 100% e outros produtos cerca de 40%, em função da cadeia de insumos.

No caso da indústria mais antiga do ramo no município, segundo seu diretor-presidente, o dilema é que o resultado obtido foi aplicado em melhorias no produtos e equipamentos imobilizando o capital de giro para enfrentar essa paralisação. “Projetando o reinício de nossa plena atividade dependerá de recursos obtidos do meio financeiro, com a preocupação de ter que trabalhar intensamente nos próximos 5 a 6 anos para saldar essa dívida”, prevê.

TRABALHO
Em relação aos trabalhadores, a empresa isolou a parcela de maior risco, como estabelecem as normas de saúde. A situação dos demais foi ajustada com férias, banco de horas e com parte do grupo busca-se mantê-los até onde é possível.

Com clientes impedidos de operar, sem a possibilidade de a curto prazo fazerem novos pedidos, a empresa estima vendas mínimas. “A Venax é uma empresa cuja produção é verticalizada isso significa afirmar que todas as peças produzidas são feitas na fábrica através de processos internos, transformando matérias-primas em peças de montagem. A descentralização não é viável por impossibilidade de deslocar máquinas, processos e fornos, etc”, explica Bergamaschi.

TRABALHADOR
O empresário chama a atenção para a importância do setor e de sua classe trabalhadora na passagem do Dia do Metalúrgico, comemorado nesta terça-feira, 21. Ele destaca que o ramo metalúrgico privilegia produtos voltados a suprir necessidades existenciais humanas de conservação de alimentos, bebidas, cocção entre outros formando em Venâncio, em seu conjunto produtivo, o maior pólo de refrigeração e eletrodomésticos do estado.

“Como todo o trabalhador, o metalúrgico é o elemento imprescindível para manter a execução das atividades das empresas. Sai deles a criação e a produção dos bens a serem consumidos, sem o metalúrgico o setor não teria como oferecer bens no mercado. A qualidade e sua constante melhoria dependem de suas habilidades,” ressalta.

Olá Jornal