Em 10 anos, Programa coleta 1 milhão de litros de óleo saturado

Olá Jornal
abril16/ 2019

Uma iniciativa que deu certo. O Programa de Coleta de Óleo Saturado, desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), desde 2009, chega a 1.018.894 litros de óleo coletados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os números consolidam a iniciativa na educação e preservação ambiental e foram apresentados na tarde de hoje, 15 de abril, durante a solenidade comemorativa aos 10 anos do Programa, no Parque da Expoagro Afubra. O evento comemorativo reuniu 220 pessoas, entre autoridades, diretores e professores de escolas, representantes de entidades e instituições parceiras e imprensa.

Para o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, os resultados mais importantes destes 10 anos de trabalho são as atividades de educação ambiental desenvolvidas com os jovens que fizeram o recolhimento do óleo de forma consciente e que este trabalho continua sendo realizado. “Se um litro de óleo saturado polui 25 mil litros de água, e algumas estimativas falam de números ainda mais altos, são mais de 25 bilhões de litros que deixaram de ser contaminados. E isto significa economia também em tratamento de água, por reduzir a quantidade de produtos químicos usados para tratar a água para o consumo”, destacou Dornelles. Ele finalizou agradecendo as escolas e instituições parceiras, aos professores, diretores e alunos que participaram dessa caminhada. “Por desenvolvermos atividade educacional, é preciso continuar, para que mais jovens sejam conscientizados e façam parte de uma sociedade que quer, através de suas atitudes, um meio ambiente melhor”.

A assessora de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, bióloga Lilian Zenker, falou aos presentes sobre a educação ambiental como instrumento de gestão. Lilian parabenizou a Afubra pelas ações desenvolvidas em prol do meio ambiente e da educação para os jovens do meio rural. “A educação formal precisa da parceria da educação não formal. E isso, encontramos na Afubra, uma grande aliada”.

Após a entrega dos certificados às três primeiras colocadas em recolhimento de óleo nos 10 anos de Programa, os presentes se dirigiram até a Usina de Biodiesel para conhecer o processo de transformação do óleo saturado em biodiesel.

O PROGRAMA – Por meio de parceria com escolas e instituições dos três Estados do Sul do Brasil, o Programa recolhe o óleo saturado e o transforma em biodiesel. Em contrapartida, os parceiros recebem R$ 0,50 por litro coletado, cujo valor, ao fim de cada ano, pode ser trocado por mercadorias nas lojas da Agro-Comercial Afubra. A escola ou instituição parceira recolhe o óleo, filtra e acondiciona em garrafas pet. Avisa a filial da Afubra da sua região, que faz a coleta, e envia para a Usina de Biodiesel da Afubra, localizada no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo/RS. Lá, o óleo é reciclado e convertido em biodiesel. De um litro de óleo é possível converter 90%, ou seja, 90% de todo o óleo coletado é convertido em biodiesel. O biodiesel é usado nos veículos da Afubra. No processo de reciclagem, os resíduos (farinhas e restos que ficam dentro do óleo) são destinados para uma empresa especializada e licenciada, que os transforma em matéria prima para rações. As garrafas PET são doadas para a Cooperativa de Catadores de Rio Pardo. Ou seja, desde a coleta do óleo nas residências, até o fim do processo, tudo conta com um destino correto, contribuindo com a diminuição dos impactos ambientais.

Números 2018:

Municípios RS:           52 municípios e 363 escolas

Municípios SC:           45 municípios e 175 escolas

Municípios PR:           12 municípios e 55 escolas

Total de Óleo Coletado 2018:            171.984 litros

Olá Jornal