Eleições municipais serão realizadas entre 15 de novembro e 20 de dezembro

Olá Jornal
junho16/ 2020

A edição desta segunda-feira, do programa Roda Viva, da TV Cultura contou com a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso. Entre as pautas do debate, esteve a realização do processo eleitoral deste ano que vai definir os próximos prefeitos e vereadores. Após discussões entre cientistas, médicos e especialistas em saúde pública, ficou definido que o pleito será realizado entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.

O assunto vai passar ainda pela Câmara dos Deputados e Senados, além de lideranças partidárias, para definir a data da votação. “A data das eleições está marcada na Constituição, primeiro domingo de outubro, então qualquer alteração depende do Congresso Nacional. Conversei com epidemiologistas, infectologistas, biólogos, físicos especializados em cálculo de epidemiologia”, relatou.

Segundo Barroso, os especialistas preveem uma queda na curva de ascensão da doença entre agosto e setembro, portanto haveria a possibilidade de realizar as eleições na janela entre 15 de novembro e 20 de dezembro. Desse modo, será atendida uma preocupação do ministro e dos presidentes da Câmara e do Senado: a realização do pleito ainda em 2020.

Além da mudança na data, o ministro prevê,  alterações na rotina das eleições. Barroso adiantou que se cogita estender o período de votação e separá-lo em turnos para evitar aglomerações nos locais de votação.  “A saúde pública é a nossa principal preocupação, logo atrás vem a preservação da democracia”, afirmou.

A votação meste ano está prevista para ocorrem no dia 04 de outubro. Entretanto, o adiamento por algumas semanas já é defendido pelo TSE e possui acordo para votação no Congresso Nacional.

Olá Jornal