Eleição para a reitoria da Unisc ocorre na próxima semana

Olá Jornal
novembro06/ 2021

Após um mês de campanha, a candidatura de Rafael Henn e Andreia Rosane de Moura Valim, para a reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), encerrou na sexta-feira, 05. Agora, técnicos administrativos, professores e alunos votam na chapa única. O trabalho defendido pelo professor radicado em Venâncio Aires é de continuidade da atual gestão, liderada pela professora Carmen de Lima Helfer. Entre os desafios já apontados no primeiro ano de gestão está a retomada total do ensino superior de forma presencial e novas formas de financiamento da graduação.

Na avaliação do docente, que atualmente ocupa o cargo de vice-reitor, a campanha foi importante para ouvir a comunidade acadêmica e discutir soluções para as demandas. “Conseguimos coletar informações importantes que nos ajudarão a continuar executando o trabalho de excelência da universidade. Tivemos a oportunidade de nos aproximar ainda mais de alunos, professores, comunidade, técnicos administrativos, empresas e poder público,” afirma.

Conforme o regramento eleitoral não é mais possível realizar campanha, porém os candidatos continuarão circulando pelo campus e sedes municipais para ouvir a comunidade. “Este é um momento de aproximação com as comunidades, tanto internas como externas. Nosso papel como gestores da principal universidade do Vale do Rio Pardo é justamente se aproximar das necessidades das pessoas,” comenta.

A votação ocorre nos dias 09, 10 e 11 de novembro. São aptos a votar estudantes, professores, técnicos administrativos e entidades que integram a assembleia geral comunitária da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz (Apesc). O dia 10 é reservado para o processo de votação nos campi da instituição nos municípios.

2022
Se a maioria optar pelo “Sim” a Unisc passa a ter como reitor nos próximos quatro anos, Rafael Henn. No seu primeiro ano de gestão, ele projeta os desafios, em especial a retomada integral das aulas presenciais. “Até o fim de dezembro uma portaria do Ministério da Educação garante permissão para aulas remotas na graduação. A partir do próximo ano volta ao normal. A pandemia mudou as formas de aprendizado e a universidade conseguiu se adaptar a este novo momento,” projeta.

Henn destaca que atualmente a instituição conta com 7 mil alunos matriculados. Destes, 2,5 mil estão em ensino presencial.

Desde 2019 a universidade tem implementado novas modalidades de ensino, com a reinvenção pedagógica, propondo a educação mais ligada às necessidades das empresas, como formação. O projeto seguirá em 2022, intercalando aulas presenciais e remotas. A legislação permite até 40% das aulas à distância nos cursos presenciais. Além disso, a Henn afirma que os cursos das áreas da saúde e de Tecnologia da Informação (TI) ganharão destaque, por conta da pandemia. “São qualificações com alta demanda e que terão atenção no próximo ano. É um novo momento para o ensino, muito influenciado por conta da pandemia,” comenta.

Olá Jornal