EJA Intensivo é a nova categoria do Concurso Literário da Feira do Livro

Olá Jornal
julho08/ 2019

O Concurso Literário da 20ª Feira do Livro vai ampliar a participação de alunos com a inclusão de mais uma categoria: EJA Intensivo. Neste ano, as quatro turmas de estudantes adultos poderão participar da 11ª edição do concurso realizado pela secretaria da educação, que já está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto.
De acordo com a assessora pedagógica, Greici Matos, o objetivo é ampliar a participação e incentivar a produção literária também para estes estudantes. “Esperamos que participem pois é o concurso que as escolas mais aderem porque gostam muito”.

Com esta inclusão, o concurso passa a ter nove categorias. Podem participar alunos da rede escolar pública e particular, bem como professores e comunidade em geral. O propósito é fomentar a criação artística e produção textual nos cidadãos do município, visando a integração a partir da literatura, evidenciando que a leitura e a interpretação daquilo que se lê são de fundamental importância na formação do indivíduo.

TEMA
Outra novidade para este ano é a possibilidade de utilizar como tema da produção a ser inscrita, um poema ou desenho, a obra literária de um dos escritores que participará da 20ª Feira do Livro ou o tema da Feira, “Tudo a Ler”. Antes cada categoria possuía uma dessas opções apenas. “Fizemos essa alteração no regulamento para facilitar a participação”, explica Greice.

Os poemas e desenhos das escolas deverão ser entregues em envelope identificado com o nome da instituição e do diretor, endereço, e-mail e telefone para contato. Para a comunidade em geral os poemas deverão ser entregues em envelope identificado com o nome do autor, e-mail, telefone para contato e identificado como categoria Comunidade, sendo aceito apenas um texto por pessoa. Os trabalhos devem ser entregues aos cuidados das professoras Greici e Graziela.

PREMIAÇÃO
A entrega da premiação ocorrerá dentro da programação da 20ª Feira do Livro e consiste em um troféu e medalha para o 1º colocado de cada categoria e medalhas para o 2º e 3º colocados de cada categoria. Serão selecionados três poemas e três desenhos destaques de cada categoria premiada. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por quatro pessoas capacitadas e designadas pela comissão organizadora do evento.

CATEGORIAS
– Educação Infantil e 1º e 2º Anos Ensino Fundamental: 1 desenho*

– 3º e 4º Anos Ensino Fundamental, 7º e 8º Anos Ensino Fundamental, 9º Ano Ensino Fundamental, Comunidade (acima de 18 anos), EJA Regular e EJA Intensivo: 1 Poema*

*Relacionados à obra de um escritor ou tema da Feira

Olá Jornal