Educadores do Instituto Crescer Legal visitam propriedades dos jovens aprendizes rurais

Guilherme Siebeneichler
fevereiro13/ 2017

Mesmo no recesso as atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal não param. Os educadores das cinco turmas do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural estão percorrendo o interior de Candelária, Vera Cruz, Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul, em visitas pedagógicas programadas aos jovens aprendizes e suas famílias. O objetivo dos encontros é estreitar a relação entre educadores, aprendizes e suas famílias para direcionar os cursos desenvolvidos ao encontro dos anseios e necessidades desses jovens.

“Estar com as famílias periodicamente, apresentando o andamento do projeto e conhecendo o jovem dentro do seu ambiente familiar faz com que os educadores se aproximem dos pais, comentando sobre o desenvolvimento dos seus filhos, e recebam em troca um feedback das famílias quanto às expectativas em relação ao curso. O Programa foi desenvolvido para caminhar de forma articulada com a família, a escola e a comunidade do aprendiz”, explica Nádia Fengler Solf, coordenadora do Instituto Crescer Legal.

As visitas ainda estão em andamento. Como resultado, os educadores registram a reação positiva dos pais em relação ao programa. Os relatos são de mudanças comportamentais dos jovens aprendizes, com maior interação entre a família, interesse no andamento da rotina familiar e mais responsabilidade. Por parte dos jovens, a ansiedade é grande para compartilhar vivências do curso em um seminário que acontece nesta quarta-feira, dia 15, em Linha Boa Vista, Santa Cruz do Sul, e para a volta às atividades regulares do curso, marcada para 6 de março.

Guilherme Siebeneichler