Educação também foi destaque na 19ª Expoagro Afubra

Olá Jornal
março30/ 2019

A 19ª Expoagro Afubra que ocorreu entre terça-feira, 26, e quinta-feira, 28, desta semana, deu destaque também para projetos desenvolvidos em escolas da região através da X Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida. O evento promovido durante a feira, contou com a participação de alunos venâncio-airenses.
As alunas Laura Vieira de Borba, 13 anos e Luana Gabriela Stacke, 15 anos, orientadas pela professora Julia Grasiele de Jesus Ferreira, apresentaram o projeto “PDP: uma alternativa para a recuperação de solos contaminados pelo uso de agrotóxicos” desenvolvido na Escola Dom Pedro II.
Elas contam que o projeto surgiu com o objetivo de apresentar para os alunos e também aos seus familiares uma forma de reduzir os agrotóxicos em suas plantações e assim, recuperar o solo de suas propriedades. “Vimos que nossa comunidade tinha a necessidade de mudar suas práticas”, argumenta Laura.
Com o trabalho de pesquisa as estudantes encontraram a alternativa de plantio direto na palha, ou seja, mantém sua superfície sempre recoberta de palha ou de vegetação para preservar o solo. “Com este tipo de manejo diferenciado, é possível trazer benefícios para os produtores, os consumidores e para a terra”, complementa Laura.
As estudantes que representaram o município e a escola durante os três dias de programação, avaliam positivamente a participação do evento. “É gratificante, são três anos desenvolvendo o projeto, e fomos crescendo junto com ele, e agora estamos apresentando ele em um grande evento”, finaliza Laura.
O grupo foi selecionado pelo Projeto Verde é Vida, programa de ação socioambiental mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), para participar da mostra Cientifica em 2018. Ao todo, 13 projetos foram apresentados e expostos pelos estudantes no Espaço Cultural.

 

DIFERENÇAS

PDM

– Diminuição da poluição dos rios por agrotóxicos
– Recarga do lençol freático
-Redução do escoamento superficial
-Alta produtividade
-Menor consumo de diesel
– Redução de 30% de água na irrigação
– Proteção do solo contra radiação
– Reduz em até 10Cº a temperatura do solo
– 80% menos plantas daninhas
– Não há erosão

PLANTIO CONVENCIONAL  
– Grande poluição dos rios por agrotóxicos
– Menos recarga dos lençóis freáticos
-Maior escoamento superficial
-Elevado consumo do diesel
– Uso de adubação pesada
-Erosão
-Contaminação do solo
-Maior número de plantas daninhas

Olá Jornal