Educação e campanha da fraternidade buscam diminuição da violência

Olá Jornal
fevereiro19/ 2018

Lançada nesta quarta-feira, 14, em todo país a campanha da fraternidade traz “Fraternidade e Superação da Violência” como tema da campanha deste ano. Realizada todos os anos pela Igreja Católica tem o objetivo de envolver a comunidade em favor da solidariedade e fraternidade.
No ambiente escolar, também existem projetos que têm o mesmo objetivo, diminuir a violência e envolver a comunidade. De acordo com a coordenadora das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da 6ª CRE, Marlei Eliane Tuchtenhagen, o grande desafio para diminuir a violência é envolver a família na vida escolar do aluno. “A violência não é um caso isolado, vem de uma relação mal resolvida, que na maioria das vezes acontece no ambiente familiar”.
Nas escolas credenciadas na Cipave existem comissões de professores, pais e alunos que trabalham juntos. “Nessas escolas a presença dos pais é essencial, pois eles participam da vida escolar dos filhos e ajudam a combater a violência” .

CIPAVE
A Cipave foi criada em Caxias do Sul com o objetivo de formar uma comissão interna na escola, que debatesse as questões como a violência e os acidentes envolvendo os estudantes. A partir dessas comissões e suas constatações se teve a necessidade de criar uma rede de apoio às escolas.
No fim do ano de 2013, iniciou-se um processo de apresentação desta forma de conduzir as ações escolares, depois de sancionada a lei estadual 14.030, de 2012. Em 2015, a Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul colocou como prioritária a atuação, formação e implantação das comissões internas de prevenção a acidentes e violências na escola através das Cipaves.

Olá Jornal