Edição histórica do Corridas Unimed/Sicredi mobiliza milhares de pessoas em Lajeado

Guilherme Siebeneichler
setembro03/ 2017

Uma manhã de sol, calor e estímulo a hábitos saudáveis. Assim foi o Corridas Unimed/Sicredi, realizado neste domingo, 03/09, em Lajeado. A sexta edição do evento, promovido desde 2012 pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), e que neste ano contou com a parceria do Sicredi Vale do Taquari (Sicredi VT), movimentou o Bairro São Cristóvão desde as primeiras horas da manhã. Concentração e largadas foram em frente da nova sede do Sicredi VT, na Avenida Piraí, no Bairro São Cristóvão, ao lado da sede da Unimed VTRP. A edição de 2017 entrou para a história, com mais de 1,7 mil inscritos. No total, mais de 2 mil pessoas, entre competidores e comunidade prestigiaram o evento, que foi alusivo ao Dia Mundial do Coração, lembrado em 29 de setembro.

Na corrida adulta, Juliano Cardoso Kommer foi o vencedor na modalidade de sete quilômetros. Ele foi a primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido de Jefferson Antonio Martinez e Lucas Castro Rosa. Entre as mulheres, na corrida adulta de sete quilômetros, vitória e muita comemoração para Ana Carolina Sulzbacher Bilha, seguida de Caroline Schenkel e Franciele Adolfo Terres. Na corrida de três quilômetros e meio, vitória de Alisson Garcia Sisti no masculino adulto, e Jaqueline Beatriz Weber no feminino adulto. Das equipes participantes, a Associação Medalha de Ouro (AMO), de Santa Cruz do Sul, teve o maior número de corredores entre os primeiros a cruzarem a linha de chegada. O grupo dominou o pódio geral masculino de três quilômetros.

A superação foi a tônica do evento para dezenas de pessoas. Entre elas, Ilê Brust, 66 anos, natural de Paverama. Ela levou um grande susto na vida há cinco anos, quando descobriu um disritmia cardíaca. “Mudei alguns hábitos, passei a contar com acompanhamento médico e dos grupos de atividade física da Unimed VTRP, e hoje tenho uma vida muito melhor”, garante. Para ela, a temática do evento deste ano, em alusão ao Dia Mundial do Coração, foi perfeita, levando em consideração o novo momento de vida. “Agradeço por estar viva. Eu já me alimentava bem, mas precisei ficar mais atenta ainda depois desta descoberta. Hoje me sinto feliz”, complementa.

Por falar em coração, o mascote das provas deste ano, o Tumtum, boneco em formato de coração, recebeu e distribuiu muitos abraços na manhã deste domingo. Ele passeou pelos espaços da corrida, e tirou  muitas fotos, principalmente com crianças e idosos. Outras duas novidades marcaram a sexta edição do Corridas Unimed/Sicredi em Lajeado. Uma delas, espalhou sorrisos por onde passou no Bairro São Cristóvão: a Caminhada com bebês. Elizete Schneider, natural de Estrela, trouxe a pequena Alessandra, de 2 anos, para o percurso especial de 1,3 quilômetro. “É um primeiro contato com o esporte, algo muito importante para que ela lembre no futuro, e tenha uma vida saudável”, salienta. A outra novidade arrancou olhares atentos e curiosos desde a largada até a chegada. A corrida com Kangoo Jumpers mobilizou duas dezenas de praticantes, que costumam utilizar o calçado especial – que amortece o impacto das corrida – na Academia Espaço Saúde. Destaque para Daiana Kleinet Vinhas, que cruzou a linha de chegada em primeiro nesta categoria, com o tempo de 18 minutos e 29 segundos no percurso de 3,5 quilômetros.

Pelo segundo ano consecutivo, cadeirantes também participaram em peso do evento. Os jogadores da equipe de basquete cadeirante Blindados do Vale, de Lajeado, mais uma vez puxaram a frente nesta modalidade. “Foi o nosso maior evento até hoje, e foram momentos incríveis. A superação de quem tem alguma deficiência, ou quem já venceu uma doença cardíaca são exemplos para o nosso dia a dia”, lembrou o presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki.

A lista com os vencedores de cada categoria da corrida e o tempo em que todos fizeram na prova estará disponível, a partir de segunda-feira (04/09), no site do evento (www.unimedvtrp.com.br/corridas).  O Corridas Unimed/Sicredi contou com o patrocínio de Unicred, Água da Pedra, Uniair e Prefeitura Municipal de Lajeado.

 

Resultados

Geral Masculino 7 km

1º lugar – Juliano Cardoso Kommer (24 minutos e 19 segundos)

2º lugar – Jefferson Antionio Martinez (26 minutos e 01 segundo)

3º lugar – Lucas Castro Rosa (25 minutos e 36 segundos)

Geral Feminino 7 km

1º lugar – Ana Carolina Sulzbacher Bilha (31 minutos e 11 segundos)

2º lugar – Caroline Schenkel (31 minutos e 36 segundos)

3º lugar – Franciele Adolfo Terres (32 minutos e 47 segundos)

Geral Masculino 3,5 km

1º lugar – Alisson Garcia Sisti (11 minutos e 34 segundos)

2º lugar – Roger da Silva Costa (12 minutos e 07 segundos)

3º lugar – Mateus Pinto Gonçalvez (12 minutos e 45 segundos)

Geral Feminino 3,5 km

1º lugar – Jaqueline Beatriz Weber (12 minutos e 53 segundos)

2º lugar – Bruna Arabites Vendruscolo (14 minutos e 47 segundos)

3º lugar – Camila Backer (15 minutos e 47 segundos)

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa Unimed

Guilherme Siebeneichler