Edição deste ano do Fórum de Educação de Venâncio Aires é aberta

Olá Jornal
abril25/ 2018

A educação vai movimentar a cidade pelos próximos três dias. Mais de 800 educadores estarão reunidos na Sova para discutir o futuro do ensino e os novos desafios. A abertura oficial do X Fórum Internacional e o XIV Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires  ocorreu na noite desta quarta-feira, 25.

Durante o ato inaugural, a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, relatou ações desenvolvidas pela pasta ao longo do ano e a implantação de novos projetos na área. Segunda ela, o fórum é fundamental para a qualificação da educação do Município. “Esta é uma jornada pedagógica e precisamos debater os próximos caminhos do conhecimento. Ao longo destes quatro dias Venâncio deixa de ser a Capital Nacional do Chimarrão, para ser a Capital do Conhecimento.”

O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) , Luiz Ricardo Pinho de Moura, destacou a importância pedagógica do seminário municipal. “O fórum é uma oportunidade para educadores trocarem conhecimento.”

Já o prefeito Giovane Wickert (PSB), encerrou os pronunciamentos e destacou a prioridade na melhoria da educação. “A educação precisa ser desenvolvida em casa, mas o ensino e o conhecimento são aprendidos em casa. A busca pelo conhecimento segue sendo o caminho para garantir respostas ao desenvolvimento,” conclui.

Participaram do ato representantes do Legislativo Municipal, Executivo, Secretaria da Educação, Judiciário e Promotoria de Justiça. A noite  contou ainda com apresentações artísticas.  A primeira conferência da edição deste ano foi “O despertar humano e propósito de vida” ministrada por Jorge Trevisol.

PROGRAMAÇÃO:

26 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA

08:00 – Credenciamento

08:30 – JÚLIO FURTADO – Rio de Janeiro

Conferência: “Currículo, Desenvolvimento Humano e Diversidade: desafios e possibilidades”

13:00 – Credenciamento

13:30 – ZITA LAGO – Paraná

Conferência: “As diversas faces da escola e do Currículo frente os novos paradigmas educacionais: diversidade e inclusão”

18:30 – Credenciamento

19:00 – TEREZINHA RIOS – São Paulo

Conferência: “Currículo e poder – autonomia e autoridade na escola”

27 DE ABRIL – SEXTA-FEIRA

08:00 – Credenciamento

08:30 – ARIANA COSME – Portugal

Conferência: “Desafios da organização curricular para atender a Escola do século XXI”

13:00 – Credenciamento

13:30 – VIVIANE WESCHENFELDER – Rio Grande do Sul

Conferência: “Escola e relações étnico-raciais: manter viva a pergunta”

14:30 – JOANA PUGLIA – Rio Grande do Sul

Conferência: “Gênero e sexualidade na escola: Presente !”

18:30 – Credenciamento

19:00 – Noite Cultural

28 DE ABRIL – SÁBADO

08:00 – Credenciamento

08:30 – RENATO CASAGRANDE – Paraná

Conferência: “Novas atitudes, estratégias e ações dos educadores frente ao novo perfil dos alunos na sociedade contemporânea”

11:00 – Encerramento

 

 

Olá Jornal