Economia gaúcha reage, e PIB cresce 5,5% no primeiro trimestre

Olá Jornal
junho10/ 2021

Após enfrentar prejuízos causados pela estiagem e pela súbita paralisação das atividades provocada pela chegada da pandemia, no início do ano passado, a economia gaúcha reagiu em 2021. O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou crescimento de 5,5% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira.

O desempenho é cinco vezes superior ao da economia nacional, cujo incremento no PIB no mesmo intervalo de tempo foi de 1%. A comparação com os três últimos meses de 2020 também mostra forte alta, com avanço de 4% no Estado, ante 1,2% no país. Os dados foram calculados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE).

Esse avanço sobre uma retomada do crescimento já registrada no final do ano passado teve sustentação principalmente na performance do agropecuária (+35,7%) e da indústria (+3,8%) na comparação com último trimestre de 2020. Em contrapartida, o setor de serviço ficou praticamente estagnado, com aumento de 0,4% em relação ao último trimestre.  

Com informações GaúchaZH

Olá Jornal