Ecofeiras poderão ocorrer de forma quinzenal, além de Venâncio contar com ponto permanente

Olá Jornal
junho15/ 2018

No último sábado, 09, ocorreu em Venâncio Aires uma nova edição da Ecofeira para o recolhimento de lixo eletrônico. Entretanto, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, está em avaliação a realização de eventos do tipo de forma quinzenal. Além disso, a criação de um ponto fixo para o depósito de resíduos poderá ser implantado no município.

A proposta da secretaria é de promover de forma mais corriqueira o recolhimento do lixo eletrônico, com o objetivo de manter a destinação correta. Atualmente, uma empresa de Lajeado, realiza esta coleta e garante o descarte adequado. Entretanto, pilhas e lâmpadas, não são recebidos durante os mutirões de recolhimento.

Para Clóvis Schwertner, a medida é uma forma de fomentar o destino correto do lixo eletrônico na cidade. “A população tem atendido aos nossos chamamentos e fazendo a destinação correta do lixo eletrônico. Precisamos manter este tipo de ação na rotina das pessoas, com o principal objetivo de garantir a proteção ambiental,” explica.

A equipe da pasta avalia a realização de ações para o recolhimento a cada 15 dias no município. Ao longo do ano, foram realizadas etapas de recolhimento dos resíduos de forma bisemanal. A prefeitura tem utilizado terreno ao lado da Câmara de Vereadores, na rua Júlio de Castilhos, esquina com a Sete de Setembro, para receber os resíduos.

ECOFEIRA
Ao longo do sábado, 09, foi realizada uma feira na rua General Osório, ao lado da Prefeitura de Venâncio Aires. O ponto principal da Ecofeira, foi o recolhimento de lixo eletrônico. No total, a carga de um caminhão foi completada de resíduos encaminhados pela comunidade. Cerca de 12 toneladas terão a destinação correta dos materiais. Além disso, o dia conta bazar de roupas, recolhimento de óleo saturado, doação de animais e a distribuição de mudas de árvores nativas.

PONTO FIXO
A Semma também avalia, por meio de parceria com a iniciativa privada, criar um ponto fixo para o recebimento de lixo eletrônico. O espaço poderá receber estes resíduos ao longo do ano, para depois ter o recolhimento feito por empresa que dará a destinação correta. O sistema ainda está em avaliação.

Olá Jornal