É hora de pular Carnaval

Olá Jornal
março02/ 2019

As comemorações carnavalescas na Capital Nacional do Chimarrão irão iniciar neste sábado,02, com o desfile de cinco escolas de samba. O evento já tradicional, ocorrerá na Osvaldo Aranha, também conhecida por Rua Grande a partir das 20h30.

Os preparativos para os desfiles devem iniciar às 16h, isso porque, é necessário realizar a montagem das grades de proteção e do som. Com isso, a rua Osvaldo Aranha e as transversais próximas do local serão interrompidas. O transito só será liberado após o evento.

O trajeto do desfile que ocorrerá também na segunda-feira,04, irá iniciar na esquina da rua Conde D’eu e seguirá até a Jacob Becker, assim como nas outras edições do Carnaval no município.

ORDEM

A escola Malandros do Ritmo abrirá os desfiles na primeira noite, seguida pela Irmãos da Opa de Taquari, Négo, Fiel Tribo e Unidos da Vila Freese. Já no segundo dia a ordem se inverte para as agremiações de Venâncio. A Unidos da Vila IAPI de Porto Alegre irá finalizar os desfiles no dia 04.

DICAS

A dica para quem adora ver os desfiles das escolas de samba de pertinho, é chegar com antecedência. Além disso, é necessário levar cadeiras de praia para toda família e um bom chimarrão para aproveitar da melhor forma o evento..

TEMAS

Malandros do Ritmo – Malandragens dos dias é saber curtir a vida

Négo – Ilex, Cáay… o Elixir da Vida.

Fiel Tribo – RVA 60 anos

Unidos da Vila Freese – Pai cuidador, é a fé nos orixás

REGRAS
Durante a noite de desfiles, as entidades devem seguir uma série de regras, que estão sujeitas a multa de R$ 1 mil caso não forem cumpridas. Entre elas, está que as escolas deverão ter no mínimo 120 integrantes, Porta-Bandeira, Mestre-Sala e Porta Estandarte.
Além disso, a comissão de frente deve ter entre cinco e dez pessoas, já a bateria, no mínimo 30. As escolas devem ter dois ou mais carros alegóricos, cinco alas com mais de dez integrantes em cada, com exceção da ala das baianas.
A fantasia dos integrantes deve estar caracterizada conforme o tema. A pontualidade na largada também será considerada, com tolerância de 10 minutos.

RECURSOS

A secretaria da Cultura e Esporte, através da Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires (Lisva), já destinou um total R$ 30 mil as escolas de samba. Os recursos são uma forma de auxiliar nos gastos que as entidades possuem, durante as preparações para o Carnaval.

CORTE 
Os desfiles de Carnaval terão a participação especial da nova corte do Carnaval Municipal eleita no dia 09 de fevereiro.
A rainha Katiéle dos Santos Pastorio (Négo), juntamente com suas princesas Tainá Alexandra Alves (Lisva) e Pâmela Amy Fagundes (Négo) devem descer a rua Osvaldo Aranha com muito samba no pé. Elas serão acompanhadas pelo Rei Momo Valdir Antônio Ferreira.
A rainha Josiane Wolschick e as princesas Jaqueline Simmianer Thessing e Bruna Nagel do Carnaval do Interior também participarão dos desfiles, assim como, a corte mirim do interior, formada pela rainha Nicole Cristiane Bublitz e as princesas Camile Cristina Klamt e Manuela Fengler Etges.

 

Olá Jornal