Doze pontos de vacinação estarão vacinando crianças no Município até dia 31

Olá Jornal
agosto06/ 2018

A partir desta segunda-feira, 6, todas as crianças de 12 meses a 5 anos devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal. A Campanha Nacional de Vacinação se estende até o dia 31, em Venâncio Aires a meta é imunizar mais de 2.800 crianças, e para isso 12 postos de saúde, sendo oito na cidade e quatro no interior, que possuem sala de vacina, estarão recebendo as crianças para imunização.

No dia D de mobilização, que acontece no sábado dia 18 de agosto, das 8h30min até às 16h30min sem fechar ao meio-dia, as unidades do Posto Central, Bairro Macedo, Tabalar,UBS Gressler, UBS Santa tecla, além do posto de saúde CAIC, estarão abertos para vacinação. As demais unidades estarão fechadas neste dia.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e o ressurgimento do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A Coordenadora do Setor de Imunização, Carla Lili, alerta para a necessidade de levar junto a carteira de vacinação da criança para que a equipe de saúde possa marcar a vacina e além disso avaliar como está o quadro vacinal de cada menor e atualizar o que for preciso. Ainda conforme Carla, quem for até os Postos podem levar também a carteira pessoal para que a equipe avalie a vacinação das pessoas fora do grupo desta campanha. “A campanha é restrita aos maiores de 12 meses e menores de cinco anos, portanto crianças com mais idade e adultos não serão vacinados com estas doses, mas poderão aproveitar para atualizar suas vacinas e garantir a imunização de diversas doenças”, explica Carla.

Sarampo

O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, já causando cinco mortes no Norte do país. No Rio Grande do Sul, até o momento, são 13 casos confirmados.

Pólio

A pólio, também chamada de poliomielite ou paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, o último caso registrado no estado foi em 1983. Neste modelo da campanha que ocorre este mês, a vacinação é indiscriminada, ou seja, ela é indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal