Domingo é dia da 1ª Mostra Cultural da Alphorria

Olá Jornal
novembro18/ 2017

Domingo, 19, é dia de prestigiar a 1ª Mostra Cultural da ONG Alphorria do projeto “A Arte a Serviço da Alphorria”, contemplado no Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição com o patrocínio da RGE Sul. A programação ocorrerá no calçadão no centro da cidade, a partir das 14h, e marcará o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O público poderá conferir mostra das oficinas (beleza negra, capoeira, percussão, culinária afro e dança), degustação de pratos, apresentações, música, artesanato, bate-papo e um gostoso chimarrão.

O produtor cultural, Éverton Teixeira, explica que a mostra busca trazer para a comunidade um pouco do cotidiano da entidade, suas ações durante o ano com ênfase no trabalho desenvolvido durante o projeto. “É uma etapa importante do projeto que está chegando ao final, é uma oportunidade do projeto sair do local de encontro da ONG e tomar o espaço público. Além disso, é uma mostra recheada de simbolismo, dentro de uma semana importante de luta contra a intolerância racial, tema tão importante agora e sempre”, afirma.

A diretora de formação da ONG, Ana Lúcia Landim, considera este um momento relevante dentro do projeto. “É o ponto alto onde vamos mostrar o nosso trabalho e ainda marcar esta data tão simbólica para todos. As oficinas são um sucesso e têm auxiliado na divulgação da ONG que a cada dia ganha novos apoiadores”, avalia.

O encerramento das ações do projeto “A Arte a Serviço da Alphorria” está marcado para o dia 13 de dezembro, com uma solenidade de entrega de certificados aos participantes das oficinas e ainda o lançamento do vídeo que conta a trajetória do trabalho desenvolvido desde a aprovação do projeto cultural.

PROJETO
O projeto “A Arte a Serviço da Alphorria”, propõe um novo olhar para a cultura afro. O trabalho já desenvolvido pela ONG Alphorria, em uma região de forte colonização européia, inspirou produtores culturais locais a inscreverem a idéia que consiste em potencializar o que a entidade já desenvolve, auxiliando no fortalecimento da cultura, na valorização da diversidade e na continuidade das ações. A realização é da Bola Cultural, com o empreendedor cultural Éverton Teixeira, com apoio do Olá Jornal.

PRÊMIO
O Prêmio Empreendedor Cultural, patrocinado pela RGE Sul, e realizado pela Cida Cultural, busca estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades, oferecendo formação, recursos financeiros e acompanhamento técnico.

Olá Jornal