Domingo de tempo bom lota a 15ª Fenachim e público visitante chega a 95 mil pessoas

Olá Jornal
maio12/ 2019

Depois de receber mais de 50 mil visitantes nos cinco primeiros dias, de 1º a 5 de maio, a 15ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), encerrou neste domingo, 12, em Venâncio Aires (RS), depois de reiniciar na última quarta-feira, 9. A Comissão Organizadora estima que mais de 95 mil visitantes tenham prestigiado a Festa com o Sabor do Rio Grande em nove dias de intensa programação. “Nem mesmo o tempo instável, que nos acompanhou nestes últimos dias, tirou o brilho da nossa festa. Ver o parque lotado neste domingo, com o público prestigiando todas as atrações musicais, artísticas, esportivas e culturais que preparamos com tanto carinho, nos deixa muito felizes”, enfatizou a presidente da 15ª Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck.

Na última quinta e sexta-feira, mesmo com o acesso gratuito, a predominância da chuva e do tempo instável prejudicaram o movimento no Parque Municipal do Chimarrão. Já na noite de sábado, 11, a expectativa de um grande público para o show nacional da dupla João Neto & Frederico se confirmou. Cerca de oito mil pessoas prestigiaram a apresentação, embalada pelos maiores sucessos da dupla. “Foi um show inesquecível, do tamanho da nossa festa e um presente para Venâncio Aires no dia do seu aniversário de 128 anos”, salientou a presidente.

Quem visitou o último dia da Fenachim encontrou o parque lotado e uma diversificada programação. O 3º Rodeio Artístico da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) reuniu cerca de 500 participantes nas competições de danças tradicionais nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e Veterana/Xirú, conforme regulamentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da 24ª Região Tradicionalista. Os passeios de helicóptero e de balão, que sobrevoaram o parque e o município, também chamaram a atenção dos visitantes.

Galinhada – Uma das grandes novidades da 15ª Fenachim foi o tradicional prático tipo de Venâncio Aires, a galinhadaque foiservida a preço popular de R$ 10,00 diariamente no Espaço Galinhada Bom Frango. “A ideia da galinhada foi plenamente aprovada pelo público, que teve o apoio fundamental do grupo de festeiros, que atuaram de forma voluntária. A todos só temos que agradecer”, completou a presidente da festa.

Festeiros – Outra inovação desta festa foi a participação efetiva de um grupo de 42 festeiros, representantes dos distritos, bairros e centro do município. Durante os meses que antecederam a Fenachim, eles participaram de diversas festividades, na cidade ou região, divulgando a Festa com o Sabor do Rio Grande. Na noite da última sexta-feira, todos foram recepcionados para um jantar no estande da Alliance One e China Brasil Tabacos (CBT), como forma de agradecimento pelo trabalho voluntário realizado.

Crédito: Four Comunicação

fotos: Willian de Oliveira

Olá Jornal