Doação de sangue não pode parar na quarentena, alerta Ministério da Saúde

Olá Jornal
março27/ 2020

A continuidade da doação de sangue é uma das preocupações das autoridades durante a quarentena como prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). O Ministério da Saúde alertou nesta sexta-feira, 27, para a necessidade de manter a doação. Frequentemente em déficit, o risco é que a disponibilidade de sangue para transfusão fique ainda mais escassa.

Em Venâncio Aires, segundo a enfermeira coordenadora do Vital Banco de Sangue, Daiana Keller, o estoque está normalizado até o momento.  “Não esperamos para tomar medidas, antes de chegar à situação crítica”, explica.

O banco de sangue está com atendimento por agendamento pelos telefones 3741-7349, 998980325 ou 999425504. A coleta ocorre com número reduzido de pessoas e com reforço de higienização. A enfermeira reforça que a doação é segura e que os profissionais estão preparados com utilização de EPIs adequados.

Daiane reforça que os doadores não podem ter sintomas da doença e nem ter tido contado com alguém suspeito ou confirmado para o Covid-19. Além disso, ela alerta para que não tragam crianças.

 

 

 

Olá Jornal